4 março, 2008 e atualizado em 30 junho, 2014.

1001 idéias de promoção para seu bel prazer

Idéias de promoção e estratégias de marketing usadas na vida real e catalogadas para inspirar você 

Idéias de promoção, um pedido que sempre chega ao meu e-mail. Fiquei imaginando como ajudar essas pessoas, cada um tem um negócio diferente e quer uma idéia diferente.

Tornou-se impossível responder a todos, então criei um catálogo não com uma idéia, mas 1001 idéias de promoção. São 1001 formas diferentes de empresas que as usaram para ganhar dinheiro.

Consegui essa coletânea em um curso que fiz há alguns anos. Durante uma palestra o consultor nos disse que poderíamos usa-la ao nosso bel prazer. Não vi ninguém aproveitando ela. Então aí vai para seu uso fruto.

Utilize para inspirar novas idéias ou misturar idéias que já funcionaram. Que tal propor uma reunião com seu pessoal e levar essa lista para ajudar no brainstorm? Duvido que você não consiga sair dela com sua idéia de promoção exclusiva em mãos.

Uma idéia não! Mil e uma idéias

@MEM
A empresa de software alemã Lazarus (nomezinho apropriado) lançou um CD-ROM chamado O Sacramento da Confissão por Computador. Com ele, o usuário digita seu pecado e o programa lhe dirá qual é a penitência correspondente.

¡SÍ, GUARANÁ!
A Ambev lançou uma linha de refrigerantes para a Argentina. O grande diferencial é o guaraná Brahma, já que esse tipo de refrigerante não existe por lá. A fábrica investiu R$ 3 milhões, incluindo pesquisa, embalagem, merchandising e degustação.

“DE OLHO” NOS PEQUENOS
Para atrair as pequenas Empresas, a American Express está tornando a vida delas mais simples. O pequeno empresário americano que se associar ao Platinium Card pode viajar a negócios tranqüilo, pois a American Express irá reservar uma sala para as suas reuniões, enviar-lhe flores, encaminhá-lo gratuitamente a um bom hotel e aumentará seu seguro de viagem.

“EFEITO NOVELA” STAND BY
A fábrica de panelas Tramontina resolveu aproveitar o sucesso de “O Rei do Gado” para ressuscitar um comercial, de 1994, com Antonio Fagundes. E foi gravado um novo com a Patrícia Pillar.

“O QUE É QUE HÁ, VELHINHO?”
Querendo ter mais do que apenas um outro catálogo entre as dezenas de folhetos, propagandas e similares que as pessoas recebem diariamente, a Warner Bros. Studio Store resolveu ser diferente. Recheou seu catálogo com perguntas sobre os filmes e desenhos preferidos do consumidor. Quem enviasse o gabarito com as respostas certas, concorria a uma vigem à Austrália, a terra do Demônio da Tasmânia, símbolo da campanha.

100 PRÊMIOS
Quando a fabricante americana de cigarros Benson & Hedges lançou seu cigarro com 100 milímetros de comprimento, fez uma promoção aproveitando o número. O consumidor participava de um concurso e o ganhador podia escolher um dos 100 prêmios ofertados, que incluíam: 100 litros de gasolina, 100 potes de geléia, um dos 100 carros disponíveis, 100 maços de aspargos e 100 metros de notas de dólar. Os prêmios inusitados garantiram o sucesso da promoção. Isso tudo ocorreu em 1965, mas a idéia continua tão boa quanto na época…

24 HORAS
A Viking Office Furniture, nos Estados Unidos, estava tentando entrar no mercado europeu, mas não conseguia um diferencial para seus produtos. Como a maioria de seus concorrentes demorava semanas para entregar o produto, ela resolveu prometer entrega em 24 horas. Eis como ela conseguiu montar um esquema de distribuição eficiente para um local tão distante:

  • Cada mercado europeu da Viking tinha um gerente geral, mas as funções estratégicas da Empresa (como finanças e controle de estoques) continuaram nos Estados Unidos.
  • Em cada país, a Empresa procurava ter a aparência de uma firma local. Problemas com a alfândega em ex-países comunistas levaram a Viking a reduzir o número de itens oferecidos nesses locais.
  •  Ela comprava mailing lists regionais, apesar dos custos diferentes.

Agora, leia de novo essa notícia, substituindo países por cidades, mercado europeu por mercado de outros Estados e alfândega por estradas ou portos… e mãos à obra.

A ARTE DE EMBRULHAR O PÃO
Os donos da padaria Santo Pane, em Campinas, utilizaram uma técnica diferente para se aproximar dos clientes. Criaram o jornal “Santo Pane – Olá”. Fizeram 20 mil cópias e as distribuíram num raio de cinco quilômetros. O jornal traz informações sobre a padaria, dicas de etiqueta e até horários de missas e localização das igrejas da região.

A CABO
O número de usuários de TV por assinatura no Brasil está chegando à marca dos 3 milhões. As operadoras do sistema pretendem investiram por volta de R$ 10 bilhões no ano 2000. É hora de você pensar em investir também neste nicho. A audiência desses canais de TV é super-segmentada, dando-lhe a chance de atingir um público-alvo exato.

A CONTA, POR FAVOR
Algumas empresas estão usando as contas que as outras enviam a seus clientes como espaço para propaganda. Ninguém pode deixar de abrir uma fatura de pagamento ou boleto bancário. Assim, a leitura de uma mensagem torna-se compulsória. Se você mandar uma conta a um cliente seu, pode usar esse espaço para mensagens institucionais ou então ganhar um dinheirinho extra, vendendo o espaço.

A FORÇA DO INTERIOR
A Central de Outdoor desenvolveu o projeto “Descubra o Interior”. As principais agências de São Paulo passaram a conhecer todo o potencial publicitário das pequenas e médias cidades do interior do Estado. Olhe você também para o mercado, muitas vezes esquecido, das cidades menores.

A IMPORTÂNCIA DA CARTA
Uma peça ideal de comunicação dirigida deve ser composta de quatro itens principais: envelope, folder, carta e cupom.

  • Envelope: É o nosso grande “abre-portas”. O seu visual e o texto nele contidos (chamada) serão responsáveis pela abertura ou não da nossa comunicação, que corre o risco de ir direto para o lixo! Portanto, pense numa boa razão para fazer com que o leitor realmente abra a sua correspondência!
  • Folder: Deve trazer as características do produto ou serviço que estamos vendendo, tais como benefícios, preço, condições e forma de pagamento, com detalhes suficientes para fazer com que o receptor da nossa comunicação consiga tomar uma decisão – e, principalmente, com uma oferta diferenciada bastante evidente (grande desconto ou brinde, por exemplo). Se puder, use também testemunhais de clientes satisfeitos – uma forma de dar ainda maior credibilidade ao seu produto ou serviço. Tenha certeza de que, ao término da leitura, o leitor seja induzido à ação que você tanto deseja: a compra!
  • Carta: Deve fazer o papel do vendedor do nosso produto ou serviço. Deve envolver ao máximo o leitor, trazendo uma revisão das principais características e benefícios apresentados no folder, ressaltando a oferta e conduzindo o leitor à ação. Não se esqueça de utilizar negritos, sublinhados e um P.S. que destaque as principais informações a serem transmitidas.
  • O Cupom: Finalizando, esta peça deve ter o máximo de clareza e facilidade no preenchimento, reforçando sempre os prazos, a forma e condições de pagamento, bem como a oferta. De preferência, utilize cartas ou cartões-resposta (com postagem paga) para facilitar o envio do cupom.

Esta é a composição ideal de uma comunicação dirigida. Mas, se sua verba for pequena e você tiver que priorizar, escolha a carta. Lembre-se que ela deve ter a “lábia” e o papel do vendedor. Uma carta bem escrita e com técnicas adequadas de marketing direto pode proporcionar-lhe um retorno surpreendente!

A MARCA DO CHEFE
Bill Gates. Comandante Rolim. É cada vez maior o número de presidentes e donos de empresas que se destacam, que são uma marca a mais em suas empresas. Por que isso acontece e quais são as vantagens?

  • Calor humano: se os consumidores podem ter alguma dificuldade para identificarem-se com uma marca, o mesmo não acontece em relação a uma pessoa. Um rosto humano, uma pessoa de verdade traduz seriedade, segurança, acessibilidade. Ninguém pode falar com uma companhia aérea, nem ela pode falar com ninguém. Ah, mas com a pessoa do Comandante Rolim é diferente. O presidente ou dono da Empresa torna-se, assim, um logotipo humano e amigável.
  • Imagem de liderança: O diretor da Empresa, quanto posto em evidência, traduz-se em uma palavra: sucesso. Isso acaba atraindo uma mão-de-obra mais motivada para sua Empresa. Os candidatos ao emprego pensam: “Quero ser igual ao chefão!”. A “massagem no ego” é uma das necessidades básicas de todo ser humano.

A OCASIÃO FAZ A PROMOÇÃO
Durante o auge do julgamento de O. J. Simpson, a Barq’s Root Beer (um soft drink americano) lançou uma promoção curiosa: uma raspadinha chamada “combine o DNA”. Quem encontrasse o DNA igual ao do “criminoso” ganhava um prêmio. É o mesmo senso de oportunidade mostrado pelas empresas brasileiras que se aproveitaram do Bráulio. Está faltando alguém lançar a campanha “Acerte para onde será a próxima viagem do FHC e ganhe um prêmio”. E por que não você?

A REVOLUÇÃO DO CONSUMIDOR
Segundo a Andersen Consulting e a Economist Intelligent Unit, os próximos anos verão a popularização de uma nova área dentro das empresas: o gerenciamento das relações com o consumidor. Essa área já nascerá forte, no centro de todas as decisões estratégicas da Empresa. Isso é causado por uma mudança da mentalidade nos grandes negócios: a troca do market-share pelo client-share. Em bom português, a prioridade está deixando de ser “procurar mais clientes”, e tornando-se “fazer (e vender) mais pelos clientes que a Empresa já tem”. Segundo dados desses dois institutos, 18% das maiores empresas norte-americanas já trabalham nesse sentido. Este número deve saltar para 50% até o final do ano de 2002. Veja alguns outros dados desse estudo:

  • As empresas concentram-se cada vez mais em analisar o quanto seus clientes são rentáveis. A ordem é buscar e reter os clientes Classe A. E elas não analisam apenas o quanto gastam com seu produtos. Também medem quando e como pagam, que tipo de serviço exigem e quanto custa para a Empresa atendê-los.
  • Os empregados que lidam com os consumidores terão mais autonomia. Na British Airways, por exemplo, qualquer funcionário da linha de frente tem autonomia para resolver qualquer problema até o valor de US$ 5 mil. Isso passa por uma maior integração do departamento de vendas com o restante da Empresa.
  • Em 2.002, 83% das empresas terão armazéns de dados (data warehouses). Se você não souber tudo sobre seus clientes, pode considerar-se fora da jogada.
  • Customização: o mais básico da administração de marketing ganha força neste início de milênio: foco nas necessidades do consumidor. A tecnologia já permite que grandes empresas fabriquem centenas de versões de seus produtos, fazendo com que se possa comprar exatamente o que se precisa.
  • Internet: que ela criou um novo canal de vendas, não é novidade. Mas agora as empresas americanas estão descobrindo, com a popularização da rede, que o melhor são os dados sobre seus clientes. É uma comunicação direta e em tempo real para descobrirem-se seus gostos, preferências, opiniões. Além disso, o custo é muito baixo. As empresas pesquisadas pretendem investir em ações nessa área, no mínimo 460% a mais do que estão investindo hoje. O criador do marketing de permissão, Seth Godin, vem dizendo isso há algum tempo: a mina de ouro da internet não está nos sites ou banners, mas nos e-mails – ou seja, na comunicação direta com seu cliente.

A SEXTA É POR NOSSA CONTA
Várias pequenas empresas americanas estão sendo atraídas pela promoção da companhia telefônica Sprint. Durante um ano, os clientes da Companhia não pagam as ligações feitas na sexta-feira. Para reforçar sua ligação com a sexta-feira, a Companhia dá presentes a seus clientes empresariais nesses dias, como pizzas entregues no escritório e happy hours com a conta paga fazem a alegria dos pequenos empresários.

A TURMA TODA
Várias empresas realizam promoções nas Copas do Mundo. Mas a Danone, em 1998, apresentou um diferencial: quem ganhou a promoção levou dez amigos para a França para assistirem juntos à competição, a partir das oitavas de final. Isso é melhor do que sortear 11 pessoas diferentes? Para quem ganha, sim, pois é muito melhor ir para um país estranho com gente conhecida – e a Empresa também ganha com uma promoção diferente, que atraiu a atenção de muitos.

A VOZ DO POVO
A Avon mudou a embalagem de um produto seu, tornando-o um sucesso. A Nestlé criou a linha Moça Fiesta. Os supermercados da rede Pão de Açúcar contam com carrinhos especiais para serem usados por deficientes físicos. O que essas ações têm em comum? Foram todas sugeridas por consumidores! Facilite o contato do seu cliente com você. Todos vão ganhar com isso! Mas prepare-se para algumas surpresas: vários consumidores pediram ao Pão de Açúcar a criação de um “estacionamento de cachorros”, para poderem ir tranqüilamente às compras com seus bichinhos…

ACADEMIA GERAL
A concorrência entre academias está levando algumas delas a transformarem-se em verdadeiros SPAs urbanos. Além dos equipamentos normais de ginástica, muitas delas oferecem outros serviços, como hidroginástica, massagem e até acupuntura e fisioterapia. Algumas academias também transformam-se em uma espécie de colônia de férias – com aulas de balé e natação, garantindo um faturamento maior nos meses de férias.

AÇÃO SOCIAL
Em 1999, a cada exemplar vendido do guia de oportunidade em franshising, do Instituto de Franchising, foi enviado R$ 1,00 para a Ação Criança. Esse dinheiro ajudou a alimentar 3.000 crianças carentes por dia. Para maiores informações sobre o Guia, ligue para (11) 829-7561.

ACERTANDO A CLASSE ERRADA
Ao se fazer uma pesquisa no Shopping D, em São Paulo, onde os maiores atrativos são os preços baixos lançados pelos lojistas, descobriu-se que 52% dos compradores no estabelecimento pertencem às classes “A” e “B”. Ou seja, cada vez menos as pessoas sujeitam-se a pagar mais por um produto que não tenha nenhum diferencial – nem se perceba nele algum valor extra. Faça isto ou caia na perigosa guerra dos preços. Você escolhe!

ACERTANDO NA MOSCA
Na papelaria da empresária Célia Aurélio da Silva, de Alegrete (RS), os folhetos de propaganda dificilmente têm o destino dos outros, ou seja, uma passada de olhos e o lixo. Eles são guardados com o maior capricho. Como ela consegue isso? De forma muito simples: s folhetos, entregues de porta em porta, informam ao morador que, nos próximos dias, há a possibilidade de alguém da papelaria ir visitá-lo – e, se este apresentar o folheto, ganhará um brinde. Quando o visitante chega, aproveita para preencher um questionário sobre o que o morador achou das ofertas, se é cliente da papelaria, etc.. Qual o custo adicional desta promoção? Além do visitante, o brinde: uma régua ou uma caneta com a marca da empresa. Simples, barato, fornece feedback e passa a mensagem desejada. Que tal você fazer algo parecido?

ACERTANDO O ALVO
O proprietário de um restaurante distribuiu, em todos os salões de beleza num raio de dois quilômetros do seu estabelecimento, cupons que davam direito a um jantar gratuito para dois. Como ele deixava três ou quatro cupons por salão, estes não chegavam às clientes, pois paravam nas mãos das cabeleireiras, que adoravam a promoção. Estas, por sua vez, começaram a falar a respeito do restaurante em seus salões. Todo mundo sabe o que acontece quando uma notícia corre em um salão de beleza… Em pouco tempo, o restaurante contava com uma boa clientela.

ACERTANDO O PÚBLICO
Para o lançamento de um novo barbeador, a Schick procurou fazer promoções onde seu público se encontra. Procurando atingir o público masculino jovem, a Empresa fez blitz promocionais em conjunto com a Rádio Transamérica em academias e clubes – um posicionamento muito bem feito, atingindo o cliente desejado, nos lugares em que ele freqüenta e na rádio que ele ouve.

ACERTE A COR
O fabricante norte-americano de refrigerantes Mistic lançou uma promoção diferente, inspirada nas constantes mudanças na cor do cabelo do jogador de basquete Dennis Rodman. As pessoas compravam o refrigerante e torciam para que sua tampinha fosse da mesma cor do cabelo do jogador nos anúncios. Os ganhadores receberam “um dia do salário de Rodman” – cerca de US$ 25,000.00.

ADAPTAÇÕES
Pesquise seus clientes. Eles lhe darão todos os dados para o lançamento de novos produtos ou serviços, ou para adaptações nos que você já faz. Por exemplo, a Bombril-Cirio verificou os resultados de uma pesquisa sobre detergentes e tomou as decisões corretas:

  • Descobriu-se que 75% das consumidoras preocupavam-se com o fato dos detergentes prejudicarem as mãos. Resultado: o lançamento do Limpol Natural. Ele não contém corantes e um de seus ingredientes protege as mãos.
  • A família brasileira média gasta quatro frascos de detergente por mês. A Empresa decidiu, então, lançar o Limpol em embalagens de um litro, para dar ao consumidor vantagens econômicas e de estocagem de produtos.

ADEQUAÇÃO
Medicamentos vendidos somente com receita médica não podem fazer propaganda no Brasil. Mas isso não impediu a Pfizer de anunciar o seu Viagra de uma maneira indireta. Anúncios simples, de página dupla, terminam com uma frase escrita no azul padrão da Pfizer (e da sua pílula): “Disfunção Erétil tem cura. Procure seu médico”.

ADESIVOS
Quando você precisar fazer uma promoção, geralmente tem que mudar as embalagens dos produtos, causando assim um aumento nos custos. Mas pode-se economizar com adesivos na embalagem. A Empresa Novelprint desenvolve essas etiquetas e pode ser contatada pelo telefone: 0800-123456.

ADOÇANDO CLIENTES
Dar sorvetes. Foi assim que a Empresa americana Working Assets estimulou seus clientes a indicarem prospects. Caso esses prospects se tornassem clientes, quem indicou e quem foi indicado recebiam, cada um, um balde de sorvete.

AERO-BOMBOM
Os bombons Baci são tão ligados à imagem da Itália que ganharam um outdoor à altura. Um Boeing 747 da Alitalia foi pintado com as cores do doce. O avião-outdoor está voando entre a Europa e as Américas. Você não precisa pintar um avião, mas entre em contato com táxis, ônibus e o que mais você possa imaginar.

AGORA, EXPERIMENTE ESSE TERNO
O catálogo da marca de roupas norte-americana Banana Republic foi lançado com uma inovação: ofereceu os serviços de um consultor de moda que, por telefone, oferece dicas sobre o que combina com a roupa escolhida, como usá-la em diversas ocasiões e – lógico – quais os complementos que caem melhor e estão disponíveis na própria Banana Republic.

ÁGUA DE BEBÊ
A Hertz lançou uma água mineral feita para bebês que não precisa ser fervida antes de ser consumida. Dando credibilidade ao produto, aparecem no rótulo as assinaturas de vários pediatras.

ÁGUA FANTASIADA
A marca Perrier de água mineral, para se adaptar aos países onde é vendida, tem rótulos especiais criados por artistas locais. A nova “roupa” das garrafas é lançada perto das datas mais especiais de cada lugar. No Brasil, uma grande campanha foi deflagrada durante o mês de fevereiro, para o lançamento do rótulo com motivos carnavalescos, criado por Joãozinho Trinta. Na França, novos rótulos são lançados no Ano Novo. Nos Estados Unidos, a data escolhida é o Natal.

ÁGUAS ARDENTES
A tequila Jose Cuervo não apenas patrocinou um evento nos Estados Unidos, mas inventou uma nova forma de competição. Em parceria com o canal ESPN, desenvolveu uma competição “de prancha a prancha”. Primeiro, os participantes mostravam suas habilidades em esqui aquático. Logo após, viajavam até uma montanha gelada para uma competição de snowboard (surfe na neve). Os pontos ganhos nas duas competições eram somados para chegar-se ao vencedor. A Jose Cuervo conseguiu, com isso, ligar sua imagem aos jovens, principal público desse tipo de esporte de ação. O resultado foi tão bom que a Empresa já mudou o local da competição para o Havaí, onde adicionou o surfe às duas modalidades anteriores.

ÁGUAS MINERAIS
Tome cuidado com o que é colocado nos rótulos dos seus produtos. Pode parecer uma grande sacada, mas às vezes pode ofender seus consumidores.

  • A água mineral inglesa Yorkshire Water, por exemplo, colocou nos seus rótulos a frase “Enquanto durarem os estoques”, numa tentativa de fazer piada com a seca que assolava a região onde era engarrafada.
  • Nos Estados Unidos, uma água anunciou-se como tendo “duas vezes mais hidrogênio do que oxigênio”.

AJUDANDO A COMUNIDADE
Um pool de dez concessionárias Mercedes-Benz com o apoio da fábrica cedeu, em regime de comodato, três caminhões-baú para a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET). A intenção foi auxiliar na prevenção de congestionamentos na capital paulista . Os caminhões são operados por equipes técnicas treinadas e dotados de equipamentos e peças para reparos de emergência em carros que estejam atrapalhando o trânsito nas principais vias da cidade.

AJUDANDO A PROPAGANDA
O sabão em pó Ariel, quando de seu lançamento, caprichou nos press releases enviados à imprensa. Isso, porém, todo mundo faz. O que eles fizeram a mais foi enviar uma carta, dizendo ser “difícil encontrar sua publicação em São Paulo” – e, portanto, gostariam que lhes fosse enviada a edição com a reportagem sobre o sabão em pó. Profissionalismo é isso.

AJUDANDO O CONSUMIDOR
A Procter & Gamble desenvolveu um meio para acabar com a úlcera. O tratamento exige que os clientes tomem três tipos diferentes de comprimidos, quatro vezes por dia, durante três semanas. É muito fácil se perder com essa quantidade de remédios. A P&G, ouvindo os consumidores, resolveu pesquisar sobre a solução. Desenvolveu então uma embalagem que ajudasse o consumidor a seguir o tratamento. Trata-se de uma caixa com 21 pacotes. Dentro de cada pacote, uma cartela blisterizada com os comprimidos necessários para um dia, separados em grupos marcados como “café da manhã”, “almoço”, “jantar” e “antes de dormir”. Por fora, os pacotes trazem marcados o dia (primeiro dia, segundo dia, etc.) e as informações sobre o medicamento. A embalagem foi ao encontro das necessidades dos clientes.

Então, não basta jogar todas as atenções no produto. Cuide da embalagem e da forma de apresentação. Para isso, basta ouvir seus clientes.

ALELUIA
Depois das máquinas para vender refrigerantes, jornais, etc., uma empresa americana chamada Compak Corporation lança um vendedor automático de hóstias e vinho. Agora os fiéis poderão, com uma moeda, conseguir uma hóstia e um potinho com 15ml de vinho.

ALIANÇA
Uma agência de viagens dos Estados Unidos posicionou-se como agência especializada em viagens para jovens casais. Ela fez um acordo com uma grande joalheria: cada casal que comprasse um par de alianças ganharia um desconto de US$ 100.00 para ser usado na viagem de lua-de-mel através daquela agência. Além de ganhar clientes, a agência de viagens está formando um grande database de jovens casais.

ALÔ, VIZINHOS
Se você quer fazer negócios e informar-se sobre o Mercosul, procure pela Lista Classificada do Mercosul. Ela contém um guia com mais de 12.000 empresas classificadas por segmento, bem como dados econômicos, órgãos governamentais e empresariais e outras informações úteis sobre Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

ALUGUE UM ESPIÃO
A mala direta está cada vez mais sendo usada, pois você “fala” diretamente com quem tem interesse. O problema é que seu concorrente pode estar “falando” com ele também. Para evitar essas surpresas, a empresa da Filadélfia, Estados Unidos, chamada Who’s Mailling What!, coleciona aproximadamente 2000 malas diretas todo mês. Ela também pode enviar a você as malas diretas de seus concorrentes. Já que você está no Brasil, pode pelo menos tirar umas idéias do que os gringos estão fazendo no seu setor de atuação.

AMOSTRA GRÁTIS
Amostras grátis não são novidade para ninguém. Mas amostras de carro? Foi o que a Renault fez! Na verdade, a montadora francesa flexibilizou o test-drive, permitindo que pessoas escolhidas por ela, na França e na Espanha, rodassem até 250 km com o automóvel em um dia. Esse expediente foi usado pela primeira vez no lançamento do Twingo. Além de vender bem o carrinho, permitiu que os prospects passassem detalhadamente todas as impressões que tiveram com o carro.

AMOSTRAS DE PRODUTOS
A Empresa Irmãos Reis, responsável pela distribuição de revistas e listas telefônicas, está tendo grandes retornos com ações de sampling. Na distribuição da Lista Telefônica em Recife, por exemplo, os assinantes recebem, além do catálogo telefônico, vários brindes, como amostras de açúcar, exemplares de cortesia de revistas com o respectivo pedido de assinatura, além de vários folhetos.

A empresa também desenvolve o Projeto Maternidade em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Os promotores da Irmãos Reis comparecem às maternidades e entregam às novas mamães um kit contendo amostras de fraldas e pomadas, e um livrinho sobre cuidados com o bebê. Logicamente, essas famílias são cadastradas – e o banco de dados resultante dessa ação já conta com mais de 400 mil endereços.

AMPLIANDO O ALCANCE
A globalização e o Mercosul estão a todo vapor. Você já pensou em produzir algum material da sua empresa impresso em inglês ou espanhol? É relativamente fácil você conversar com parceiros de outros países, mas eles precisam ter informações sobre a sua Empresa. Prepare isso agora, para não ter problemas com traduções mal feitas de última hora.

AMPLIANDO O PRODUTO
Uma das invenções recentes mais úteis para a área de trabalho é o Post-it – aquelas folhinhas amarelas auto-adesivas que são um sucesso em qualquer parte do mundo. Mas a 3-M não ficou satisfeita só com isso e foi ampliando as possibilidades do produto. O novo formato e a inclusão de desenhos (personagens de TV, frutas, legumes, etc.) ajudaram o Post-it a chegar às nossas casas. De volta ao escritório, ele cresceu e agora pode substituir os flip-charts, estando disponível em rolos para aqueles que querem cobrir as paredes com gráficos e informações. Agora, por fim, está chegando ao computador: a 3-M desenvolveu um software com uma maneira de imprimir Post-it por computador. O seu produto também tem muito a crescer: é só procurar!

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
A mídia interna, feita dentro dos pontos-de-venda, geralmente é negligenciada. Ponto, portanto, para o supermercado Extra de Guarapiranga (SP). Apostando na venda de rações e outros produtos para bichinhos de estimação, foram aplicadas pegadas de cachorro no piso da seção e som de canto de passarinhos no ambiente.

ANOTANDO ENDEREÇOS
Você abre o jornal, liga a TV e vê vários endereços da internet. Mas há um problema: você acaba esquecendo-os logo depois. Para evitar isso, estão surgindo nos Estados Unidos cadernetas especiais para anotações de endereços da rede. Você pode fazer algo semelhante por aqui também. É uma boa idéia para um brinde barato e útil.

ANTES DE ENTRAR, VEJA O ANÚNCIO
Para reforçar o orçamento, a alfândega da Austrália alugou para anúncios as paredes das suas salas nos aeroportos. Enquanto preenchem seus formulários, os recém-chegados vêem mensagens de atrações turísticas, aluguéis de carros, lojas, hotéis, etc..

ANUNCIE O SITE
http://www.volkspolo.com.br. É só isso que estava escrito em um outdoor que a Volkswagen espalhou em São Paulo há alguns anos. Era um convite para visitar o site do novo lançamento da fábrica, o Polo. No endereço da Net, podia-se ver fotos do modelo em detalhes e todas as suas características técnicas. Havia também uma lista com todas as concessionárias Volks do país. O surfista também poderia ver um vídeo sobre o carro.

ANÚNCIO COM VELCRO
A Audi destacou bem a aderência do Audi A8 ao solo. O anúncio, veiculado em várias revistas, mostra um carro visto por cima. As marcas do pneu foram substituídas por duas tiras de velcro. A campanha gerou algumas vendas e muitos comentários, fortalecendo a marca Audi.

ANÚNCIO EM QUADRINHOS
Recentemente, a Mercedes-Benz veiculou um anúncio de seis páginas… na edição alemã da revista do Mickey. Acha isso besteira? Vamos ver:

  • Pesquisas americanas e européias demonstram que a opinião das crianças é levada cada vez mais em conta pelos pais, principalmente na compra de bens duráveis para a família;
  • Já outra pesquisa mostra que crianças e adolescentes estão vendo cada vez mais comerciais na TV. Eles aproveitam os intervalos para fazerem o dever de casa, jogar videogame ou ouvir música. A mídia que melhor atinge esse público é a revista em quadrinhos.

Aos interessados: no Brasil, as revistas da Turma da Mônica são líderes absolutas do segmento.

ANÚNCIO EM VIDEOGAME
O maior fabricante de pirulitos da Espanha, Chupa Chups (que nome!), descobriu uma nova maneira de anunciar. Além de distribuir amostras de seus pirulitos junto com videogames, eles agora aparecem dentro de um game chamado Zool. O game mostra as aventuras de um pequeno ninja que, em algumas fases, encontra os pirulitos Chupa Chups e usa-os para recuperar energia, vidas extras ou armas. Antes dessa Empresa espanhola, a Pepsico já havia introduzido seus mascotes Chester Cheetah (salgadinhos Elma Chips) e Cool Spot (7Up) nos games. Mas o jogo da Chupa Chups é o único que não se preocupa em demonstrar-se como um grande comercial.

ANÚNCIO GLOBAL
O empresário nova-iorquino Sal Haries investiu de forma diferente a sua verba destinada a propaganda. Em vez de anunciar seu bar Blue Note em sua cidade, colocou seus anúncios em cadernos de turismo de jornais do Japão, Brasil, Israel, China e Turquia. Hoje, apesar de ser praticamente desconhecido para os americanos, o Blue Note vive lotado de estrangeiros.

ANÚNCIO INTERATIVO
Os ingleses não entenderam o novo comercial da Mazda na TV. Parecia um amontoado de imagens rápidas e sem sentido. Porém, se eles gravassem o filme e o passassem quadro a quadro, iriam ver o novo carro em detalhes, assim como descobririam uma senha que permitiria participar de um concurso para ganhar o automóvel. Esses procedimentos foram explicados através de matérias publicadas em jornais.

A fábrica japonesa afirma que esta é uma maneira de segmentar o mercado, já que a mensagem só atinge quem possui um videocassete.

ANÚNCIO NA REDE
As 18 maiores empresas de comunicação do Brasil formaram a Brasil Internet Associados – BI@ – com o objetico de comercializar anúncios nacionais e regionais nas home-pages dos jornais e empresas associadas. A BI@ pode ser contatada pelo http://www.bia.com.br.

ANÚNCIO NA REDE
Entre em qualquer site da internet e você verá aqueles anúncios em cima da página – os famosos banners. Mas fale a verdade: quantas vezes você já clicou num deles? Pesquisas estão demonstrando o que todos já sabem: esse tipo de propaganda é muito pouco efetiva. Das vendas feitas na internet, os banners estão em quarto lugar, ficando atrás das pesquisas feitas em mecanismos de busca (como o “Cadê?”), do marketing de permissão e dos anúncios vistos em outro lugar. Mesmo assim, as companhias não pretendem desistir deles tão cedo. É que a internet ainda não é uma mídia de massa, e não há uma uniformidade nos comutadores: uma mensagem de rádio será ouvida da mesma maneira por todos – talvez com um pouco de chiado para alguns, mas isso não afeta sua mensagem. Agora, se você fizer alguma coisa muito elaborada na Rede Mundial, muitos computadores não vão conseguir captar sua mensagem. Então, o banner sobrevive. E pode funcionar, se utilizado corretamente. Algumas dicas:

  • Descubra como os seus clientes e prospects pesquisam na internet – quais os mecanismos de pesquisa preferidos, o que buscam… Anuncie de acordo.
  • Abuse da interatividade com seu prospect. O que ele vai ver no banner deve ter o mesmo efeito da frase que vai no envelope de uma mala direta.
  • Cuidado com o excesso de mudanças e transições na sua propaganda. Não a deixe muito poluída. E dê tempo para o seu cliente ler a mensagem.
  • Na hora de anunciar em mecanismos de procura, compre espaço nas consultas gerais. Quanto mais você segmentar, menos pessoas irão ver seu anúncio.
  • Não pare de anunciar em outros lugares. A internet alcança apenas uma parte do mercado.

ANÚNCIO REAL
Certo restaurante americano levou a publicidade a um lugar nunca antes imaginado: o dinheiro! O proprietário do restaurante colocou pequenos adesivos com sua propaganda em todas as notas de dólar que saíam de seu estabelecimento (Esta medida não contraria a lei americana – similar à brasileira -, que proíbe a desfiguração da nota, já que o adesivo pode ser retirado). O movimento do restaurante aumentou 125% em uma semana.

ANÚNCIO SEGURO
A Intel descobriu o melhor jeito de se anunciar na China. Como, nas cidades daquele país, o tráfego de bicicletas é intenso, a Empresa distribuiu um milhão de adesivos fluorescentes com a mensagem “Intel Inside”. Os chineses o adoraram. Com o adesivo brilhando, as bicicletas tornam-se mais seguras à noite. No Brasil, existem muitas pessoas que aproveitam a noite para dar suas pedaladas. Informe-se numa loja de mountain bikes.

ANÚNCIO, PRA QUE ANÚNCIO?
Há tempos, na revista Grandes Idéias em Marketing®, foi publicado um artigo sobre a empresa norte-americana de limpeza Crime Scene – especializada em limpar sinais de homicídios, suicídios e mortes acidentais. Ela faz parte das empresas que recusam-se a gastar dinheiro com anúncios. O que ela faz é investir em marketing direto. Por volta de 1.000 pessoas-chave dessa área (chefes de polícia, profissionais responsáveis pelas UTIs de hospitais, entre outros) recebem mensalmente um boletim informativo sobre o que a Crime Scene anda fazendo. Os detalhes fazem a diferença: os envelopes são escritos a mão e acompanhados de um cartão do presidente da Empresa, Neal Smither. Isso mesmo: todo mês ele lhes manda um cartão. Mas precisava? Bem, não me diga que você nunca perdeu um cartão de visitas! Depois de três dias, ele começa a telefonar para aquelas pessoas. E, lógico, há a imprensa: os jornais e a TV são interessadíssimos pelas histórias que a Crime Scene conta. Mas, mais do que isso, Smither convence as pessoas de que sua própria empresa e o que ela faz são a matéria. Até agora, essa Empresa de limpeza já foi notícia em 15 jornais e várias redes de televisão, incluindo a CNN.

Assim age também a editora norte-americana Select. Nada de anúncios. Sua renda vem toda de indicações e do aumento de seu client-share (desenvolvimento de novos produtos para os mesmos clientes).

Segundo o consultor Jay Conrad Levinson, autor de Marketing de Guerrilha, não é preciso mesmo anunciar. Mas deve-se estar preparado para gastar tempo, energia e imaginação no lugar de dinheiro.

ANÚNCIOS “3D”
Várias lojas dos Estados Unidos utilizam-se de anúncios em três dimensões. Essas peças promocionais,diferenciam-se de qualquer comunicação visual – e já estão sendo comercializadas no Brasil. São perfeitas para destacar logotipos e qualquer imagem, objeto ou mensagem que se queira transmitir. Informações podem ser conseguidas na empresa Datamaker, através do telefone 0800-412102.

ANÚNCIOS EM REVISTAS
No livro Business Rules of Thumb, os autores Seth Godin e Chip Conley detalham algumas coisas sobre anúncio em revistas:

  • Um anúncio de página dupla atrai cerca de 25% mais atenção do leitor do que um anúncio de uma página. Já anúncios de uma página atraem 66% mais atenção do que os anúncios de meia página.
  • Um anúncio em quatro cores, em página inteira, atrai cerca de 40% mais leitores do que um anúncio em preto e branco. Mas atenção: isso depende de onde você os está publicando. Algumas publicações são tão saturadas de cores que um anúncio preto e branco é um descanso para a vista…
  • Posicionar o anúncio no começo ou no fim da revista (exceto nas capas) não faz diferença.
  • Fotos são mais eficazes do que ilustrações.
  • Ilustrações que mostram o produto em ação ou em uso são melhores do que ilustrações que mostram o produto estático.

AO ALCANCE DO CLIENTE
A Empresa norte-americana de roupas infantis Babybag, com uma simples ação, aumentou bastante suas vendas. Simplesmente passou a gravar, em cada etiqueta, seu endereço e telefone. Assim, conseguiu a simpatia dos moradores de cidades pequenas e zonas rurais, onde é difícil encontrar roupas para crianças.

Pelo telefone, a Babybag indica o local mais próximo onde suas roupas podem ser encontradas – e até chega a vender diretamente algumas peças.

APARECENDO
Você quer que publicações de negócios escrevam a seu respeito? Ofereça-se para ser fonte. Não peça nada às publicações, mas ponha-se à disposição delas, dizendo que você tem algo a informar——– que é do interesse deles e dos leitores. Muitas vezes, é difícil encontrar alguma informação para fechar uma matéria, e é aí que as pessoas acabam sendo contatadas para darem uma opinião ou outra ou prestar algum esclarecimento. Eis como começar: Pegue as suas revistas e newsletters preferidas, procure um artigo que tenha a ver com o que você faz e sobre o qual tem algo a dizer. Entre em contato com o autor do texto, comentando o artigo e dando sua contribuição sobre o assunto. Ponha-se à disposição para qualquer informação e tenha paciência. A decisão dos assuntos que serão tratados nas próximas edições são decididos com pelo menos um mês de antecedência. Pode demorar um pouco até você ser chamado para falar sobre aquele assunto, mas…

APARECENDO NA TELINHA
Ir ao caixa eletrônico já faz parte do cotidiano. E agora esses caixas estão sendo usados como espaço para anunciar produtos. Quem lançou a moda foi o Apple Bank, de Nova York. Nesse banco, os 10 ou 15 segundos que o correntista fica esperando para pegar seu dinheiro são preenchidos com mensagens publicitárias que aparecem no monitor do caixa eletrônico.

APROVEITANDO A CRISE
O caso Encol sacudiu o mercado imobiliário, fazendo as pessoas desconfiarem das construtoras em geral. Pensando nisso, a Seabra usou essa crise para criar um diferencial a seu favor, ao incluir nos seus empreendimentos um seguro que garante a entrega dos apartamentos. Já a ABC Riasa leva o cliente a todas as suas obras, para que ele veja que nada está parado.

APROVEITANDO A MATÉRIA
A revista Viagem e Turismo publicou uma matéria de capa sobre o Egito. Esse fato foi muito bem explorado pelo Ministério do Turismo do Egito e pela Editora Abril. O primeiro vendia um pacote de viagens ao “berço da civilização”. A segunda ofertava uma coleção de livros sobre o tema. Ou seja, com a matéria, o leitor já fica totalmente envolvido com o local. Sem precisar fazer mais nada, ele já tem em mãos uma oportunidade de saber mais sobre o assunto e ir lá ver de perto. É uma maneira segura de ter seus anúncios lidos pelo seu público-alvo. Entre em contato com as redações de jornais e revistas e descubra uma matéria que se encaixe exatamente no que você vende.

APROVEITANDO A SAFRA
Vários empresários estão de olho no poder de compra dos caminhoneiros. Estão sendo abertos verdadeiros shoppings de beira de estrada para atender à demanda de produtos. Os postos de gasolina também estão se sofisticando para atender cada vez melhor. Alguns deles estão trabalhando através de terceirização, permitindo que pequenos empresários e até estandes de grandes empresas usem seus pátios para fazer negócios. O posto Novo Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, oferece a seus freqüentadores sauna e salão de jogos, itens que não se encontram em muitos hotéis.

APROVEITANDO O VERÃO
Se você vende coisas como carros ou casas, procure manter um estoque de sorvete ou picolés durante o verão. Ofereça-os aos seus clientes. Eles terão duas alternativas: tomar o sorvete ali mesmo, pensando no que você vende, ou ir para casa e colocá-lo no freezer, e pensar mais tarde no que você lhe mostrou. De qualquer jeito, ele dificilmente entrará em algum concorrente naquele dia.

APROVEITE
Após o anúncio da clonagem da ovelha Dolly, vários produtos aproveitaram para fazer anúncios em cima do acontecimento. De computadores a cervejas, a clonagem vendeu de tudo.

  • Nos Estados Unidos, por exemplo, a Empresa Heineken publicou um anúncio onde apareciam duas estrelas vermelhas sobre um fundo verde, sua logomarca, perguntando: “Qual das duas é o clone?”
  • A CPI dos Precatórios também gerou várias campanhas, como a da Folha de S. Paulo, que criou a Promoção Laranja, “válida até o final da CPI”, na qual os clientes foram orientados a “deixar os bancos fora desta. Pague com o cartão de crédito”.

Esses anúncios, feitos em cima de fatos que são assunto na época, atraem bastante o consumidor. Fique atento para os assuntos palpitantes que surgem e use-os para sua empresa.

ARTE
A Heublein do Brasil patrocinou uma exposição que reuniu quadros de quinze artistas brasileiros que consumiam as bebidas produzidas pela marca como tema de suas obras. O investimento ficou em torno de R$ 50 mil; e, além da exposição, a Heublein utilizou as obras em promoções nos seus pontos-de-venda, calendários e cartões de Natal.

ÀS ANTIGAS
Na era da informática e da Internet, a Digital, um dos maiores produtores de equipamentos para informática, substituiu seu sistema de atendimento automático de chamadas por algumas prosaicas telefonistas. A mudança teve o apoio de 97% dos clientes da Digital, mostrando que realmente não somos feitos para falar com máquinas.

AS VANTAGENS DO CD
São várias as empresas que estão percebendo o valor do CD como peça de mídia. Ele pode ser usado como brinde corporativo ou para clientes finais, como um valor agregado ao seu produto e até mesmo como prêmio de promoções de vendas, sendo sempre bem recebido. Por quê? É que, apesar de seu baixo custo, a maioria das pessoas vê o CD como algo de valor, útil e de bom gosto. Essa sensação de valor aumenta ainda mais quando o disquinho é comparado com os brindes que as pessoas costumam receber (agendas, canetas, calendários e chaveirinhos).

Escolha as músicas que mais se adaptem ao gosto dos seus clientes, dando preferência às estrangeiras mais antigas, que já caíram no domínio público e não trarão problemas de copyright.

E, na onda do “CDzinho” de música, está crescendo a do CD-ROM. Espere mais algum tempo e eles serão bem mais acessíveis.

ASSESSORIA DE RH
No site: Career Mosaic, você encontra dicas sobre como escrever uma carta de apresentação ou de agradecimento e como se preparar para uma entrevista, entre outras coisas. É o tipo de “utilidade pública” que atrai visitantes. Vá ao http://www.careermosaic.com e veja como você pode fazer algo parecido. E… aproveite para ver as dicas!

ASSOCIAÇÕES
Uma forma de atrair consumidores ecologicamente corretos é associar-se a uma Organização Não-Governamental (ONG). A LG Eletronics da Amazônia, por exemplo, associou-se ao New Mind. Juntos, eles criaram o Ecomóvel, uma videoteca montada num furgão (estão previstas 200 unidades), que percorrerá o Brasil mostrando a importância dos nossos ecossistemas. Você pode fazer algo parecido nas demais áreas sociais, como saúde, por exemplo.

ATIRE NO GATO
Uma revendedora de motos Harley-Davidson, em Nova York, mostrou mais uma maneira de ganhar publicidade de graça. Criou uma promoção chamada “Atire no Gato”. Em data determinada, a revendedora iria colocar um gato à disposição de quem quisesse atirar nele. Houve muitos protestos por parte das sociedades protetoras de animais e a polícia e a mídia, logicamente, aproveitaram a matéria, fazendo o maior alarde. Na data marcada, quem foi lá para averiguar como terminaria a promoção encontrou um painel de dois metros de altura na frente da loja, com o desenho de um gato. Qualquer um poderia atirar nele, só que com uma arma de tinta. Para completar a surpresa, a Empresa cobrava um dólar para cada três tiros. Todo o dinheiro arrecadado foi para instituições de caridade.

ATITUDE POLÍTICA
Em Londres, a YMCA (conhecida por aqui como Associação Cristã de Moços) e sua agência resolveram fazer um anúncio diferente. Montaram um grande painel com os dizeres: “Há 140.937 jovens sem teto em cidades britânicas. E uma Casa pode conseguir lugar para todos”. O anúncio foi posto num barco ancorado em frente à Casa do Parlamento Britânico.

AULA NO TRABALHO
Os funcionários da Equitel, Curitiba, podem fazer um curso de mestrado em engenharia elétrica e eletrônica no próprio local de trabalho, durante o expediente. As aulas são transmitidas de Florianópolis (SC) através de um sistema de videoconferência.

AUTO-IMITAÇÃO
Imitações de produtos são um problema sério. Mas uma Empresa em El Salvador resolveu lucrar com isso. A fabricante dos temperos Reggi (cujo rótulo lembra muito os temperos britânicos Worcestershire) lançou outras duas linhas: Peggi e Beggi. Esses novos temperos são tão ruins que os consumidores começaram a prestar atenção nos rótulos para comprar o Reggi original.

AUX BRESILIÉN
A loja francesa Eden Parfums deu descontos de até 40% para quem provasse ser turista brasileiro. O dono da loja de Paris, Claude Reich, afirmou que os brasileiros são mais da metade de seus clientes e que esta foi a forma dele homenagear o Plano Real.

AVIÃO NA RUA
Certo dia, quem circulava pela famosa área da Times Square, em Nova York, levou um susto: no meio da rua estava um avião Concorde. Na verdade, era um modelo com a metade do tamanho de um original, que será utilizado como um ousado outdoor da British Airways.

BANCO DO FUTURO
Certo banco americano inaugurou uma agência virtual composta por caixas automáticos e visual futurista. Nessa agência, o cliente pode abrir conta, solicitar empréstimo e consultoria, além de jogar videogames gratuitamente.

BANCO E FUTEBOL
Uma boa idéia do Bank of Ann Arbor, dos Estados Unidos. Aproveitando-se do fanatismo pelo futebol americano, por parte dos habitantes de seu estado-sede, a instituição financeira criou uma promoção especial: pagar 0,25% a mais de juros em seus fundos a longo prazo se o time local vencer o campeonato norte-americano.

BANCOS
Uma recente pesquisa americana mostrou que as pessoas vão ao seu Banco em média quatro a cinco vezes por mês, e em sempre conhecem todos os serviços que ele oferece. Para elas, ir ao banco é uma obrigação – pagar contas ou depositar e depois sair. Com os caixas eletrônicos, elas estão fazendo isso sem falar com ninguém. O que está acontecendo é que os Bancos desperdiçam oportunidades de fazer mais negócios com seus clientes. Isso, porém, está mudando. O banco South Umpqua, dos Estados Unidos, redesenhou sua agência principal, que conta agora com uma pequena lanchonete onde os clientes podem ler ou tomar um cafezinho enquanto descobrem as melhores opções para a aplicação do seu dinheiro através de computadores. O Banco conta também com uma agência do correio no seu hall. Desde essa reformulação, a venda de novos produtos financeiros dobrou.

BANCOS DE DADOS
O bom uso de bancos de dados pode fazer a diferença para a sua Empresa: a Brylane, empresa americana de catálogos de roupas para gordos, tem, em seu banco de dados, 21 milhões de clientes, que podem ser agrupados de 75 formas diferentes. Os catálogos saem da empresa praticamente personalizados. Alguns com vestidos verdes na capa, outros com calças azuis. Alguns contam com crédito livre para compradores freqüentes, outros com promoções exclusivas e assim por diante. Você pode ter um banco de dados tão eficiente como esse. Ouça seus clientes, anote o que eles compram, as reclamações apresentam, etc.. Coloque tudo em um bom programa de computador. Então, comece a lucrar com a iniciativa.

BARES DIFERENTES
Vários bares no Brasil estão adotando atendimento e ambiente diferenciados, procurando repetir o sucesso de casas como o Hard Rock Cafe.

  • E não é só no Brasil. Os bares Virtually Cafe, da Alemanha, trouxeram o ambiente dos games para a realidade. Com decoração futurística, games e bonecos eletrônicos imitando aliens, esses bares fizeram tanto sucesso que já há planos para unidades fora do país.
  • Está sendo inaugurada, em Belo Horizonte, uma casa noturna diferente. Inspirada nos contos de magia medievais, o Willow Bar inova ao colocar anões para atender os clientes. A decoração também segue o clima. Assim como o Hard Rock Cafe e o Planet Hollywood, o Willow também irá vender camisetas, bonés e outros produtos com a sua marca.

BATOM YAKULT
À primeira vista, parece estranho. E é mesmo. A marca japonesa, sinônimo de leite fermentado no Brasil, pretende lançar por aqui sua linha de cosméticos, sucesso no Japão. A empresa afirma que o nome da linha no Brasil será o mesmo utilizado em terras japonesas, Yakult Cosmetics. Resta saber se os consumidores vão aceitar essa radical extensão de linha – e se ela não vai prejudicar o carro-chefe da empresa, que está começando a enfrentar a concorrência, pois a Nestlé e a Batavo já têm seus próprios “yakults”.

BEBIDAS NATURAIS
No exterior, empresas como a The Coca Cola Company e a Pepsi Company perceberam o que o consumidor quer nestes tempos ecológicos: estão investindo cada vez mais em bebidas naturais e saudáveis, como chás e sucos. No Brasil, O Boticário já investe há tempos nesse filão, com lojas como a Bio Store, que comercializa vários tipos de chás.

BENEFÍCIOS DO ELOGIO
Você utiliza algum tipo de serviço, como transportadoras, empresas de limpeza ou algum software empresarial do qual gosta muito? Então, escreva uma carta aos responsáveis pelo serviço, elogiando-os. Você corre o risco de ver seu elogio publicado num anúncio daquela Empresa ou impresso numa caixa de software. Isto é ganhar propaganda gratuita…

BICICLETA CHEVROLET
A Caloi e a GM do Brasil lançaram a “Chevrolet by Caloi”, uma bicicleta que carrega as últimas tendências do mercado mundial. A bicicleta foi vendida nas concessionárias Chevrolet. Empresas como Toyota e Mercedes-Benz também já fizeram acordos semelhantes.

BIRUTA
Recebemos o livro Market Biruta, escrito por Mário Kempenich, da Casa da Qualidade. Junto a ele, estavam duas miniaturas de birutas – dessas que encontram-se nos aeroportos – e uma cocada. A compreensão do significado das birutas foi fácil. Mas o doce exigiu um pouco mais. Chegamos à conclusão que o autor do livro era o “rei da cocada preta”. Que tal você fazer algo assim?

BLITZ
As blitz, campanhas publicitárias que monopolizam um horário na TV ou em revista, estão tendo vários seguidores na Grã-Bretanha:

  • A Peugeot, em determinado dia, adquiriu todos os horários disponíveis por volta das 22h nas TVs abertas inglesas e em vários canais a cabo. Os comerciais da fábrica francesa chegaram a ter 3 minutos de duração.
  • Em outro caso, a companhia de telefonia Mercury Communication comprou todo o espaço disponível para propaganda em três jornais de circulação nacional, e também todo o caderno de economia da edição de domingo do jornal líder em circulação no país.

BOA AÇÃO PELA ESCOLA
Na Holanda, a Coca-Cola está patrocinando uma página na Internet que facilitará a comunicação entre as escolas locais. A Empresa, aproveitando esse fato, lançou uma promoção: as escolas com mais de mil estudantes que provarem que suas cantinas só vendem refrigerantes de sua marca receberão a doação de computadores que lhes possibilitarão o acesso à rede. Força-se um pouco a “barra”, mas consegue-se um canal exclusivo com centenas de consumidores. Você pode fazer algo parecido com escolas, associações ou clubes?

BOCA-A-BOCA
Não existe propaganda melhor para uma empresa do que aquela que se conhece como boca-a-boca. Infelizmente, também não existe pior. Algumas dicas para você utilizar bem essa ferramenta:

  • Um cliente insatisfeito falará mal de você para metade das pessoas que conhece. É algo que você pode evitar. Por isso, é importante tratar bem os clientes que reclamam. Eles estão lhe dando a chance para que você os faça sair dali satisfeitos, revertendo a propaganda negativa. Deixe claro que eles podem fazer-lhe mais reclamações.
  • Envolva os clientes com sua empresa, mostrando como ela funciona (vídeos institucionais são ótimos para isso). Convide-os a participar de discussões sobre como seu serviço ou produto pode ser melhorado.
  • Facilite a propaganda boca-a-boca através de testemunhais. Estes são uma das melhores armas que você pode ter. Peça aos clientes cartas formais, ou, então, após receber um elogio de alguém, peça-lhe permissão para usá-lo no seu material de propaganda.
  • Não se esqueça de seus empregados, fornecedores e amigos. Eles são uma fonte inesgotável de contatos, tornando-se, muitas vezes, portas através das quais seus prospects chegarão até você.

BOLSA DE ESTUDOS
Em uma atitude pouco utilizada no Brasil, a farinha Dona Benta está realizando uma promoção que dará três bolsas de estudo no valor de 400 reais por mês, durante 15 anos. Uma forma inteligente de atingir famílias jovens que já se preocupam com o peso da educação dos filhos no orçamento doméstico.

BOM PARA TODOS
A Kaiser desenvolveu há tempos uma nova maneira de expor e vender seus produtos, agradando aos consumidores e supermercadistas ao mesmo tempo. Suas cervejas são vendidas no pátio e no estacionamento dos grandes supermercados, em estandes montados especialmente para isso. Com isso, todos ganham: o cliente, um espaço conveniente a mais para abastecer-se; a Kaiser, oportunidade de fazer propaganda extra; e o supermercado, um diferencial. Com os espaços dentro dos grandes varejistas sendo disputado “a tapa”, essa é uma excelente alternativa.

BRAILE
Poucas pessoas prestam atenção em quem fabrica os remédios. Sabendo disso, a Aché busca, através de campanhas com cunho social, distanciar-se de seus concorrentes. Uma dessas ações foi patrocinar o Projeto Axé, da Bahia. O casamento sonoro foi perfeito. Agora, o laboratório está desenvolvendo embalagens em braile para a sua linha de produtos que não exigem receita médica.

BRAILE
Em Santo André (SP), há uma lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis a colocar à disposição cardápios em braile para fregueses com deficiência visual. Aproveite enquanto isso não é imposição no país e ofereça como um diferencial para seus consumidores.

BRINCANDO NA COPA
A Estrela teve uma ótima idéia de faturar com a Copa de 1996 e, ao mesmo tempo, posicionar sua boneca Suzy como uma simpática alternativa à estrangeira Barbie. Lançou uma versão da boneca vestida com uniforme da seleção brasileira (detalhe: o número da sua camisa era “9″ – o mesmo do jogador Ronaldinho). Como podemos ver, há inúmeras maneiras de aproveitarem-se os megaeventos. Ninguém fica de fora – nem mesmo garotinhas.

BRINCANDO NO SERVIÇO
A Empresa de softwares de contabilidade SBT Accounting Systems, de San Rafael, Califórnia, tem sempre doces e brinquedos à disposição dos seus empregados. Segundo a fundadora e presidente Yvonne Angelo, ao se divertirem, os funcionários transmitem bom humor para os clientes, facilitando as negociações.

BRINDES
Você compra duas revistas e ganha uma trave de futebol de 50 centímetros de comprimento. Compra um aparelho de barbear elétrico e ganha um rádio, ou então uma máquina fotográfica. Isso é que é apelar! Atrai-se o cliente mais pelo brinde do que pelo produto, esperando que ele goste disso e torne-se consumidor assíduo. Mas é só para quem tem como “bancar” isso; e, além do que, a imagem do produto deve ser muito forte para não ser engolida pela imagem do brinde.

BUSCA DE INFORMAÇÃO
No ano passado, as revistas que mais cresceram nos Estados Unidos – tanto em número de títulos como em circulação – foram as que traziam informações sobre a internet. Isso mostra como é grande a procura por dados sobre a rede. Aí está uma ótima dica para você aumentar o tráfego no seu site ou criar mais um serviço ao seu consumidor: imprima ou coloque on-line dicas e respostas sobre as principais dúvidas sobre a internet.

BÚÚÚ
Os norte-americanos querem ganhar ainda mais dinheiro com o Dia das Bruxas. A idéia é estender essas comemorações por semanas, como no Natal. Para isso, estão sendo criados bolos, bolachas, cereais e outros produtos de média duração com temas alusivos.

CABEÇA DE CONSUMIDOR
Reafirmando os resultados da pesquisa POPAI (ver na revista Grandes Idéias em Marketing®), a indústria de xampus Pantene está usando gôndolas iluminadas. O objetivo é criar um destaque visual da marca e chamar a atenção do consumidor, o que é de suma importância nesse setor, pois há cerca de 300 marcas disputando o cliente. A nova gôndola possui uma orientação, onde a consumidora, ao procurar o seu tipo de cabelo, encontra o xampu mais adequado.

Além disso, claro, torna o espaço diferenciado e reforça a imagem de marca.

CAÇA AO TESOURO
Para promover a cerveja mexicana Dos Equis (XX) nos Estados Unidos, promoveu-se uma verdadeira caça ao tesouro. Os compradores da cerveja levavam para casa um mapa do México em estilo antigo, com a marca da cerveja em cima de várias cidades daquele país. O participante tinha que descobrir qual daquelas cidades tinha um “x” em seu nome. O vencedor ganharia uma viagem ao México para duas pessoas. Foi uma promoção diferente, que brincou com o lado “Indiana Jones” das pessoas.

CACHORRADA
Em sua esteira dos produtos para animais de estimação, a empresária Sandra Goulard lançou a cesta de café da manhã para cachorros – com biscoitinhos caninos, ossos, mocotó, bacon e batatinha para cachorro. Há um modelo de cesta que inclui produtos para o dono do bichinho.

CACHORRADA
Uma agência de publicidade dos Estados Unidos apelou para a criatividade para se diferenciar – e sem custo algum. Simplesmente pediu aos seus empregados que levassem seus bichinhos de estimação para o escritório. Agora, a agência Mad Dogs and Englishmen tem pelo menos oito cachorros passeando por ente os escritórios, melhorando o ambiente interno e, certamente, dando um susto em seus clientes e prospects.

CAFÉ COMPLETO
A Nestlé conseguiu promover vários de seus produtos junto à operadora de trens franceses SNCF. Os passageiros da primeira classe tomavam o café da manhã de graça. A refeição era composta de café, cereais, iogurte, suco de frutas e chocolate, todos da Nestlé. Com essa promoção, todos ganharam. A SNCF agradou seus passageiros, a Nestlé conseguiu que várias pessoas experimentassem diversos produtos seus de uma só vez e os viajantes economizaram o valor de um café da manhã.

CAFÉ DE CARA NOVA
O velho e bom café – quem diria? – está virando a bebida da moda no Brasil. Isso se deve ao surgimento das diversas cafeterias sofisticadas, como o Café do Ponto. A Melitta também lançou o seu café Premium.

Em pouco tempo, o Brasil alcançará a marca de 4,5 kg de café consumidos per capita.

CALENDÁRIO
A Pirelli consegue chamar a atenção todo ano com uma atitude bem prosaica: a publicação de seu calendário. Anualmente, modelos famosas se juntam aos melhores fotógrafos e produzem fotos que vão estampar a folhinha mais famosa e disputada do mundo.

CAMINHÃO
A Infoline, Empresa carioca, criou o Mídia Móvel, um caminhão equipado com um telão em sua carroceria, capaz de girar 360 graus e ser elevado a até 7 metros do solo.

CAMISETA DA HORA, NA HORA
Os consumidores das camisetas Hering, através do sistema “Hering Prints”, podem escolher a modelagem, a cor, o tamanho e a estampa que quiserem na sua camiseta – e levá-la pronta na mesma hora. A Hering colocou a máquina em locais-chaves do verão como lojas de praias, hotéis estilo resort e shopping centers.

CAMPANHA VIA E-MAIL
Muitas empresas estão fazendo sua propaganda por e-mail. Isso pode causar alguns problemas, tanto para o receptor como para quem os envia. Eis algumas dicas para você fazer isso de maneira correta, aumentando a possibilidade de lucros:

  • Admita a possibilidade de alguns prospecst saírem do seu arquivo de e-mail. Coloque frases como: “Se você não gosta de receber boas propostas via e-mail, avise-nos, por favor, e tiraremos seu nome de nossa relação”.
  • Procure dar algum motivo para o seu prospect ler seu e-mail. Acrescente notícias curtas e interessantes (em que o assunto esteja relacionado com o negócio que você está propondo) e, no final, apresente sua proposta.
Mais idéias brevemente em outro post

Quem leu este artigo também visitou estes:



 41 comentários

  1. LucianaWeb

    Muito Obrigada.
    Maravilhoso.
    Vou ver como posso usar cada uma das idéias. Como posso adaptá-las e implementa-las.

    [Responder]

  2. Vinicius

    Poxa esse é sem duvida um dos melhores blogs que já vi..
    to assinando..

    [Responder]

  3. Érico Oliveira

    Parabéns Roberto!
    Um excelente post, sem dúvida alguma seu blog é um dos melhores.

    [Responder]

  4. Eu, Publicitário!? » Link do Dia: 1001 idéias para promoção!

    [...] O link é esse ai: DoceBlog. [...]

  5. ChanceClub

    Show de bola, sem dúvida é um dos melhores Blogs Corporativos que já ví. Sem mais, meus parabéns;

    Luciano Damasceno
    Dir. marketing site chanceclub

    [Responder]

  6. Augusto Coelho

    Quem sabe não teme repartir. Campeão!

    [Responder]

  7. Roberto Lima

    Prezado Roberto. Estou mandando o meu comentário sem ainda mesmo ler as idéias porquê o tempo não me permitiu. O farei breve. Sei contudo que pelo menos uma, ou algumas, ou muitas me serão úteis pois são idéias e idéias podem se tornar fatos , como se pegar uma carona para se chegar mais rápido a um destino. Obrigado,amigo.

    [Responder]

  8. Soluções criativas pela técnica de sobreposição de assuntos » Blog da DoceShop

    [...] as idéias de terceiros e adicione ao seu próprio mundo. No artigo 1001 idéias de promoção estão catalogadas promoções feitas por muitas empresas. Um prato cheio para os que têm essa [...]

  9. Protegido: 1001 idéias de promoção. Continuação de artigo. » Blog da DoceShop

    [...] prometido no artigo ‘1001 idéias de promoção’ disponibizo para seu uso a continuação das promoções catalogadas. São tantas promoções que [...]

  10. eliel francklim

    Caro Roberto, ainda nao li seu comentario por falta do tão estimado tempo. Mas quando eu o ler, estarei certo o quanto ele ira me ajudar.
    para finalizar pedirei desculpas por nao responder suas mensagens, e nem participar de seu fabuloso blog. como qualquer humano nao possuo dois dos mais desejados tesouros da terra: tempo e dinheiro.

    [Responder]

  11. Fábia Lucy

    Bem, descobri esse site assim sem saber nem como!
    rsrsrs rsrs…
    Mas percebi que tem muito potencial
    e que é indispensavel para quem busca
    conhecimento e soluções para o dia a dia
    empreededor!
    Fico feliz em fazer parte desse blog
    Que é de grande sucesso
    Parabens a vocÊ
    Roberto Machado

    [Responder]

  12. Promoções: Ideias de promoção para ganhar dinheiro o ano todo » Blog da DoceShop

    [...] 1001 ideias de promoção para seu bel prazer » 1001 ideias de promoção. Continuação de [...]

  13. Gerson Luis F. Souza

    Caro Roberto,

    Boas idéias, porém lhe pergunto, somos da Ceasa Pr, trabalhamos com permissionários e produtores que lidam com hortifrutigrangeiros, já tivemos campanhas com relação as embalagens destes produtos, querendo melhorar ou padronizar dentro das exigências das leis.
    Sem um retorno satisfatório, peço sua ajuda com algumas idéias para conscientizar esse pessoal que a embalagem e a qualidade, melhoraram a comercialização

    Obrigado
    Gerson L. F. Souza

    [Responder]

  14. Geovane Macedo

    Achei fantástico o conteudo deste blog. Já recomendei aos meus amigos.
    Vocês são os caras!

    [Responder]

  15. Marcela Marino

    Adorei. Sou professora universitária e não tenho muito tempo pra pesquisar tudo que acontece. Essas idéias são iluminadoras e espero poder exemplificar melhor em sala de aula através delas. Muito obrigada.

    [Responder]

  16. Marcia

    Olá!!!!!
    Estou adorando……amei as 1001 idéias…..com certeza irão me ajudar, era o que precisava, para ativar minha criatividade, pois em tempos de crise, me preocupo com números e acabo bloqueando as idéias e esse artigo veio em ótima hora, já tive várias idéias para aplicar no meu trabalho…..muito obrigada.

    [Responder]

  17. Maiquel

    A matéria das 1001 promoções é muito boa, muitas vezes possuimos várias ferramentas de marketing na nossa frente e não conseguimos percebe-las… Eu mesmo estou catalogando as ideias. Parabéns pela matéria! Já estou esperando o resto do “alfabeto”…

    [Responder]

  18. Patricia

    esse é o melhor blo

    [Responder]

  19. Patricia

    Esse com certeza é o blog com os melhores artigos que já conheci.

    [Responder]

  20. Pattty

    Esse bolg é d+..

    [Responder]

  21. Pattty

    esse blog é d+

    [Responder]

  22. vitor

    ideias muito boas obrigado certamente irao me ajudar a criar outras que revertira em resultados positivos no meu negocio
    sugiro aos participantes que tiverem outras ideias que inspiradas
    nestas a divulgem para dar mais luz a todos

    [Responder]

  23. Denise

    Essas idéias são muito boas e com certeza irá ajudar muita gente na empresa onde trabalha e até mesmo para quem é empresário…ajuda muito.
    Obrigada Roberto por esse blog maravilhoso. Espero receber mais informativos…

    [Responder]

  24. Marcus Borges

    Oi Roberto, cheguei aqui através do matheus zeuch.Seu blog é muito bom e tirei várias idéias para o meu que é da área de Estética.Obrigado pelas dicas e aproveitando, vc tem uma sobre como montar um blog, usei o http://www.blogger.com e não ficou muito profissional.
    Obrigado,
    Marcus Borges ( Belém-pará)

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  25. Roberto Machado

    Oi Marcus, fico contente em saber que nosso blog é útil para você. Sobre dicas para montar blog, basta acessar ´Fazer um blog corporativo´ no menu categorias do blog, na coluna à direta. Ok? Nessa categoria conto como venho fazendo este blog. Espero que ajude. Um abraço!

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  26. aline campos

    meu amigo roberto machado ,obrigada pelo artigo,achei muito interessante o conteudo,mais uma vez voce auxiliou-me para que eu possa ter uma ideia de como poderei futuramente atuar na minha area de gestao.obrigada novamente e um grande abraço.

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  27. Luiz Dias

    Muito bom o conteúdo deste Blog, parabéns pela iniciativa.

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  28. silvio

    Boa tarde
    Roberto Machado, parabéns pelo site, é simples, mas é bem diverificado, e tem ídéias excelentes dicas… Não achei nenhuma idéia que poderia usar na minha loja, que é de venda de aparelhos de celulares e acessórios… como a margem de lucro nos aparelhos é pequena a gente fica sem conseguir investir muito em papelaria… Vc pode me indicar alguma ação que posso fazer para fidelizar o cliente, Obrigado…

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  29. Fernanda

    Boa tarde Roberto, seu site é excelente e tem me ajudado bastante….
    mas como vc sabe um dos maiores problemas que enfrentamos dentro de uma empresa é a inadimplencia relacionada a cheques e boletos. Voce pode me eniviar alguma dica? obrigado e sucesso

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  30. Luiz Carlos Dias

    Achei muito boa as dicas, mas gostaria que fossem disponibilizadas dicas de promoção sobre: Material de limpeza, tipo (sabão, água sanitária e detergente líquido.
    como também produtos alimentícios, como: gordura vegeral para fritura, margarina vegetal e óleos vegetais

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  31. Gerson

    Olá Roberto, bom dia,

    Fiquei maravilhado ao conhecer seu blog. Com certeza tem muito a oferecer, e somar quanto a conhecimento e aprendizagem. Sou mais um a cadastrar, e com certeza aprenderei mais sobre empreendorismo, marketing, etc. Pois estou entrando na area comercial de vendas, e é preciso bastante conhecimento, para não decepcionar sua empresa e destruir suas expectativas. Quero continuar a receber seus infográficos, e comentarei com críticas construtivas ou sugestivas.
    Desde já agradeço pelas dicas e continue com o ótimo trabalho.
    Abraços,
    Gerson

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  32. Mario

    Roberto, parabens pelo blog, ótimo conteudo, continue assim…

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  33. Francisco Nonato

    Idéias maravilhosas.
    Eu estava anotando algumas idéias malucas, mas, agora vejo
    que tem gente mais doida do que eu.
    Abraços
    Nonato

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  34. Wesley

    Gostei deste post, e do site em geral, pois estou me “aventurando” em negócios na Internet e estou buscando conhecimentos a respeito.

    Cheguei até aqui através da indicação de um site relacionado ao mercado de hospedagem (que também é muito bom).

    Já registrei nos meus “Favoritos”, e sempre que possível, indicarei a quem precisar.

    Parabéns!

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  35. meire

    Adorei as dicas. Teve uma ideia legal que apareceu com o titulo “acertando na mosca” que quero implantar para a loja da familia e eu acho que hoje vou dormir so pensando nisso.
    Semanas atras minha mae aparece com um folheto de pesquisa de satisfacao do consumidor de um supermercado. Eu li. Reli. Nao da nem vontade de responder tal questionario, porque falta feedback. Eu penso que feedback eh tudo no mundo dos negocios e em todas as relacoes humanas. Voce nos proporciona isso desde o inicio, por video, quando a gente decide receber por e-mail essas ideias tao legais.
    Eh Deus quem proporciona esse feedback.
    abracos
    Meire

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  36. Cristina Alvarez

    Aí sim…Hein Roberto?
    Fantástico!!
    Um abraço
    Cris

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  37. isa iwasaki

    Oi Roberto!
    Estou muito contente com todas as informações, adorei todas,
    Ainda estou me preparando para implantar minha empresa, mas estou encantada com todo seu site. Fantástico! Parabéns.
    Aceite um forte abraço.
    Isa Iwasaki.

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  38. Artur Thomazini

    Obrigado pela matéria Roberto.
    Forte abraço.
    Artur

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  39. Dieine

    Olá Roberto,
    muito boa essas dicas.
    Agradeço por as várias dicas que já li
    no seu blog.

    Abraços!

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  40. neide

    Roberto, vc sempre tem uma idéias ótimas, e escreve de forma simples , Parabens

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  41. Patrícia Barreto

    Olá Roberto,
    Vejo que vc sabe das coisa, suas idéias são de muita ajuda.
    Muito obrigado!!!

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