Como fazer marketing digital sem perder os cabelos

Como fazer marketing sem perder os cabelos
Como fazer marketing sem perder os cabelos

Porque alguns empresários desistem de fazer marketing digital antes mesmo de começar, e dicas para você iniciar com o pé direito nesse negócio de marketing na internet.

O marketing como o conhecemos existe a muito tempo, desde que o primeiro ser humano fez a primeira negociação o marketing estava lá, tentando convencer pessoas a comprar produtos.

Desde então o marketing não parou mais de mudar e evoluir. Foram criados mecanismos mais eficientes para contar histórias e passar mensagens capazes de fazer outras pessoas assumirem determinado comportamento.

Para pequenos empresários, o marketing tradicional é uma praia segura e de aprendizado quase intuitivo. Empreendedores reconhecem o marketing de relance e são capazes de inovações criativas para explorar ao máximo o potencial de venda que ele oferece.

Mas então acontece o fenômeno da estagnação quando o marketing muda de mídia e se transforma em marketing ditigal (marketing eletrônico), também conhecido por termos como; marketing na internet, web marketing, marketing online, marketing virtual etc…

Este perfil de empreendedor sofre e acaba desistindo por:

  • Não saber por onde começar;
  • Excesso de informações e opções;
  • Tentativas frustradas em barcas furadas;
  • A falta de um passo a passo (plano de marketing ditigal)
  • Achar que marketing ditital é só para grandes empresas

Eu também já passei por isso, e este artigo tem a missão de evidenciar a trilha que descobri, os caminhos que já percorri e os que ainda faltam percorrer. Você pode aproveitar e me seguir nessa viajem, se quiser.

Por que marketing digital deve ser levado sério

Acredito que o marketing digital seja muito importante apenas pela sua caracterítica futurística. Só o estudo de um novo braço evolutivo do marketing já deveria deixar novos empreendedores de orelhas em pé.

No entanto, há outros ótimos motivos para levar em consideração:

  • Maior retorno sobre o investimento (ROI). Quando implementado corretamente o marketing digital pode exceder e muito o ROI de estratégias de marketing tradicionais. Excelente para pequenas empresas.
  • A Internet tem a força de um Tsunami. Já temos 65,5 milhões de usuários brasileiros conectados na Internet. Essa massa e a crescente demanda de produtos e serviços não podem passar em branco. A Internet não pode ser ignorada.
  • O meio online redefiniu o comércio. A Internet alterou a maneira como empresas e clientes interagem. As lojas online têm preços mais atrativos, logística mais avançada e custos mais enxutos. Clientes contam com a força de comunidades para avaliar e comprar produtos.
  • O marketing digital tem alcance maior. Por natureza, a Internet confere até a micro-empresas alcance mundial, sem que você perca a opção de continuar atuando apenas localmente. Antes do marketing digital só grandes empresas podiam arcar com os custos de marketing com alcance mundial, hoje os pequenos têm a vantagem.
  • O marketing digital tem escopo maior. Com o marketing na internet é possível alcançar o cliente de muitas maneiras diferentes simultaneamente. marketing digital, inclui entre outras coisas, gerenciamento de informação, relações públicas, serviços ao consumidor, branding, vendas, etc…
  • Oferece interatividade. Enquanto o marketing tradicional tem comunicação de uma única via, o marketing digital é interativo. O marketing na internet abre um canal de comunicação de duas vias, de fácil adaptação aos critérios de qualquer empresa.
  • O marketing digital tem impacto imediato. No marketing tradicional há um lapso de tempo grande entre o contato com o possível cliente e a ação da compra. Com marketing digital é possível atingir o consumidor e partir para a ação da venda no mesmo momento.
  • É fácil de medir e adaptar. O marketing digital tem a propriedade de ser totalmente mensurável e isso confere a capacidade de aplicar melhorias contínuas, colocando suas campanhas num loop de mensurar, analisar e melhorar.

Algumas ferramentas do marketing digital

Assim como eu já fiz, você agora deve estar se perguntando como colocar o marketing digital em prática. Por onde começar a implementar esse novo conceito de marketing.

Depois de muita pesquisa descobri um caminho das pedras, o qual sigo até hoje e ainda não concluí. Algumas ferramentas faltam aplicar e testar, outras já estão em nosso DNA.

Veja as ferramentas de marketing digital para você usar na sua empresa:

  • Blog corporativo. Criar um blog para sua empresa é uma das principais ferramentas de marketing digital. Esta estratégia de marketing também é conhecida como blog marketing e é capaz de atrair e criar relacionamento com pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço. Também ajuda a criar um comunidade cativa.
  • Website otimizado. Criar um site institucional para sua empresa não basta para tornar-se uma ferramenta efetiva de marketing digital. Seu website precisa ser otimizado para o setor que sua empresa atua e para palavras-chave relacionadas com seu produto ou serviço. Seu site deve aparecer em primeiro para as suas principais palavras-chave, assim como seu blog corporativo.
  • Hotsites. Lançamentos de produtos e promoções merecem hotsites que são pequenos sites especialmente criados para promover determinado item do seu mix de produtos/serviços. Se bem bolados, podem ser usados como páginas de destino para campanhas do Adwords (links patrocinados).
  • Campanhas de email marketing. Um plano de marketing digital sem email marketing está aleijado. É uma ferramenta indispensável e criar campanhas de email marketing requer programas especializados que já sugeri para você aqui. Pode trabalhar integrado aos Hotsites e Blogs para captação de leads (emails de prospects).
  • Campanhas de links patrocinados. Aprenda a usar e invista no Adwords e Yahoo! Integre seus anúncios no Google com seu website, seu blog corporativo e seus Hostsites. Utilize para aumentar a captação de leads de suas campanhas de email marketing.
  • Redes sociais. Participe das principais redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc…). Mantenha seus amigos, parceiros e clientes informados de assuntos que circundam ou se relacionem com seus produtos ou serviços, mesmo os que você ainda planeja lançar. Integre seus endereços sociais com seu Blog Corporativo.
  • Monitoramento e mensuração. Sem monitorar e mensurar não há como aprender e melhorar seus esforços de marketing digital. Recomendo veementemente que você integre todos seus sites com o Google Analytics. Utilize os dados para novos insights e descobertas sobre seus visitantes.
  • Google Maps. Testar novas ferramentas é fundamental para fazer marketing digital efetivo. Estude as ferramentas do Google e aproveite os recursos. Fazendo isso, tive a oportunidade de usar o Google Places e obtive um retorno surpreendente. Manter-se sempre antenado nas novidades pode fazer muito bem ao seu marketing digital.
  • Ferramenta de palavras chaves. Todos os esforços de marketing digital devem ser recheados de textos e conteúdos, mas não pode ser qualquer texto. Você precisa otimizar seus sites para as palavras chaves certas. Utilize a ferramenta de palavras chaves do Google e descubra quais são as suas!
  • Vídeos e Podcasts. Use e abuse de todos os formatos que estiver ao alcance (Youtube e PodcastOne). Outros formatos ajudam a atrair e integrar comunidades interessadas nos seus produtos/serviços. Relacione-se, crie conteúdo útil as pessoas. Afinal, é pra isso que você tem empresa, para sanar o problema de alguém com um produto.
  • Loja virtual (e-commerce). Com uma loja virtual é possível efetivar a velocidade do marketing digital. Permita que seus esforços tenham efeito imediato e causem vendas instantâneas. Campanhas de email marketing, hotsites, redes sociais, blogs, etc… deveriam sempre terminar no carrinho de compras da sua loja virtual.
  • Fórum. Criar um fórum ajuda a desenvolver uma comunidade coesa em torno de um assunto em especial. O forum promove o aprofundamento do assunto a que se propõe e pode além de ajudar a vender, ajudar a comprar também, já que possíveis fornecedores também podem participar e fomentar assuntos.
  • E-books para download. Produzir e-book e atrelar ao uso de campanhas de email marketing é uma receita infalível para elevar seu marketing digital a novos patamares. Requer estudos e testes, mas assim que você achar o seu jeito é ferramenta sensacional.
  • Assessoria de imprensa. Todo o seu arsenal de marketing digital deve ter conteúdo e downloads específicos para a imprensa. Mantenha-os informados sobre seus novos produtos e novidades na empresa e prepare-se para virar notícia.

Por enquanto minhas pesquisas me trouxeram até aqui, se você testou outras ferramentas de marketing digital ou tem outras ideias e sugestões, não se acanhe. Comente abaixo e vamos discutir.

Bom marketing digital!

25 Comentários



  1. show Roberto!!! no momento em que estou fazendo um projeto para minha irmã que trabalha em uma construtora sobre exatamente eMarketing, caiu como uma luva o artigo. Valeu!!!!!!!


  2. Adorei a materia!! sobre o eMarketing….O Marketing é uma mutação de idéias e inovação a toda hora!!!


  3. Muito bom artigo…….me interessa muito……


  4. Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos artigos a mim enviados, sao reprtagens muito importante e que auxiliam no meu crescimento pessoal e profissional.Quero parabeniza-lo Roberto Machado pela capacidade de transmitir conhecimento aos seus leitores, visto que essa reportagem em especial me chamou a atenção pelo fato de tratar de um assunto tao presente na vida do ser humano: a internet.Assim como o e-commerce, o cloud computing, o e-marketing são ferramentas que trarão sucesso a empresa se forem devidamente utilizados.
    Um forte abraço Aline Campos( gestora em processos gerencias)


  5. Oi Roberto
    Agradeço pelos artigos que me foram enviados, todos teem me
    ajudado bastante e, este sobre marketing em especial me é de grande ajuda.
    abraços


  6. Olá Roberto,
    Simplesmente perfeito este seu roteiro.Embora vc não tenha falado na importancia de uma lista de futuros clientes ou prospects,isto ficou implícito quando destacou a importancia dos ebooks para dowloads.
    Tiro o chapéu,para vc!
    Abçs.


  7. Oi Roberto, antecipadamente agradeço á todos os artigos que você me enviou, pois são de inestimável ajuda …grata pelo carinho e atenção…beijus, MM.


  8. OI Roberto , passei por aqui para dizer que acho seus artigos sensacionais e muito uteis. Obrigada por todas as dicas!


  9. Roberto parabéns mais uma vez pelo seu sucesso.É muito bom aprender com vc.Obrigada!


  10. Parabéns Roberto, sou iniciante neste mundo da net, mas com seus artigos, estou aprendendo a utilizar ferramentas para meu crescimento pessoal e profissional, pois sou corretora de imóveis onde o marketing é tudo.
    Obrigada!!


  11. Oi, amigo. Muito me ajuda mesmo esse artigo postado por vc. Eu estou tentando o ramo de artesanato. Criei um blog que ja tem mais d e 1000 acessos, mais gostaria de divulga-lo muito mais, e além disse, me trazer renda. Teria que ser algo que seja gratis pois não tenho dinheiro para investir neste momento.


  12. ola roberto obrigada pelas mensagens são muito boas.


  13. Olá Roberto, ótimo post!!

    Realizamos serviços de marketing digital e realmente o perfil dos clientes descrito no post é o condizente com a realidade.

    grande post!


  14. Excelente blog sobre Marketing para Internet!
    Acredito que com a expansão crescente da net, muitas pessoas podem fazer o seu próprio marketing pessoal criando Blogs, sites, ou até mini-sites.

    Acredito que chegou a vez dos pequenos. Sabendo as ferramentas básicas de divulgação, torna-se mais fácil que um número maior de pessoas acessem o seu site.

    Acredito que até pessoas que tenham algum hobby ou paixão de que gostam muito, podem rentabilizar isso através de sites/blogs. Uma ótima maneira é através de um site pequeno.

    Caso alguém queira, lançei um site que explica como fazer isso. Pode-se fazer um download gratuito de alguns capítulos do E-book lá.

    Escrevo também no Blog http://www.alessandrolifecoach.com

    Como gostei de seu Blog, vou divulgá-lo em um artigo no meu também!

    Grande abraço e sucesso!


  15. Ótimo conteúdo, o site esta muito bem organizado e tenho certeza de que adicionara mais valor e conhecimento a todos, descobri recentemente também que uma empresa esta trazendo uma novidade para o brasil o http://www.freewebsitetrafic.com que é um site que faz divulgação em grande escala de Blogs e Sites totalmente grátis e agora esta no Brasil, então e isso pessoal ate a próxima e espero sempre encontrar um bom conteúdo como esse.


  16. Adorei o artigo…. muuuuito bom!! Simples e ao mesmo tempo completo oferecendo ótimas dicas. Parabéns!


  17. Quando se compartilha o conhecimento, a claridade advinda dela, permiti-nos enchegarmos com muito mais entusiasmo nossos problemas e a buscamosr as soluções que dela advem. Valeu Roberto, Muito obrigado.


  18. ola, fico muito feliz em todos os Emails que recebo de você Roberto(doceshop),


  19. Olá Roberto
    Parabéns e Obrigado pelas dicas certamente utilizarei essas dicas para assim a minha futura empresa.

    Um Abraço Quebra Costelas
    Ruan Carlos


  20. Maravilhoso! vou colocar idéias em pratica e confiar nos bons resultados.


  21. Ólá Roberto,seus post é excelente um roteiro,para os negócios; bem explicativo,dinâmico e interativo.São excelentes sacadas nos negócos.
    Obrigada,Parabéns e muito Sucesso.
    Att.: Maria

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