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Fazer um blog corporativo

23 de março de 2008

Acessório para blog corporativo aumentar o potencial viral

Como fazer um blog seguindo o conselho de Seth Godin, um dos top marqueteiros da internet.

Dica para fazer blog corporativo

Seth Godin, um dos top marqueteiros da internet, desenvolveu uma fórmula simples de marketing viral. Veja a fórmula de Seth, em suas próprias palavras:

Para uma idéia se espalhar, ela precisa ser enviada e recebida.’ Seth Godin.

De acordo com Seth ninguém ‘envia’ uma idéia, a menos que:

  • Compreendam a idéia/mensagem
  • Querem que a idéia/mensagem seja disseminada
  • Acreditem que vai aumentar sua reputação, renda, amizades ou paz de espírito
  • O esforço necessário para enviar a idéia é menor do que os benefícios

Ninguém ‘recebe’ uma idéia, a menos que:

  • A primeira impressão exige mais investigações
  • Já compreendem a fundação das idéias necessárias para obter o novo conceito
  • Confiam ou respeitam o remetente o suficiente para investir tempo
Colocando a idéia pra funcionar

Nem sempre é fácil conseguir um conteúdo potencialmente viral em um blog. O consolo é que para fazer um blog é preciso muitos artigos e toneladas de conteúdo.

Invariavelmente um post ou outro acerta as características necessárias para ser enviado e recebido pelas pessoas.

Indique aos seus amigos

O WordPress oferece plugins que possibilitam aos leitores o envio do artigo a um amigo que vai gostar da leitura, para ajudar alguém.

Há também na internet vários códigos para download gratuito que desempenham bem essa tarefa. Essa é a missão do nosso ‘Foi bom pra você? Indique ao seu amigo’ logo abaixo na página deste post.

Este é o 6º artigo de uma série de 10
22 de janeiro de 2008

Ao criar um blog utilize esta dica imperdível e aumente a visitação

Após criar um blog corporativo, descobrimos sem querer uma maneira de aumentar 270% a visitação gratuita

Gráfico blog corporativo

Criar um blog é uma ciência. Assim como uma empresa, um blog também é capaz de fornecer ótimos insights se mantido sob a tutela de um sistema métrico eficiente.

Se é possível medir e comparar, então é possível evoluir.

Ao longo do tempo, fazendo nosso blog, aprendemos várias técnicas SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a visitação, mas uma em especial se destacou (pelo menos conosco).

Uma imagem vale mais que mil visitas

O uso de imagens, em combinação com palavras-chave no nome do arquivo, descrição, legenda e texto adjacente nos ajudou a aumentar a exposição e pode ajudar aos que desejam criar um blog bem visitado.

O melhor efeito desta técnica ocorreu no artigo sobre os falsos bebês de marzipan. Analisando as métricas deste artigo, diagnosticamos que a origem dos visitantes eram na maioria, de buscas feitas no Google Imagens, para a palavra-chave ‘bebês’.

Até este ponto, a imagem utilizada aparecia em quinto lugar, na segunda página de resultado do ‘Google Imagens’.

Esta posição estava nos trazendo 170 novos visitantes por dia de forma constante, com poucas oscilações. Muito bom para um único artigo, até que fomos atacados por um plagiador.

Nosso blog inteiro estava sendo vampirizado por um espertinho, que a partir do seu site estava abrindo nosso blog dentro de frames. Foi quando algo excepcional aconteceu.

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4 de dezembro de 2007

Como fazer um blog de sucesso

Criar um blog corporativo que seja amigável e fácil de atualizar é fator crítico para o crescimento. Descubra como fazer um blog e quais erros evitar.

Não cometa o erro de se preocupar em enfeitar demais seu blog. Um bom design deve ser fácil, de forma que possibilite uma incrível flexibilidade, de contorcionista de Soleil, para implementar e testar novas idéias e estratégias que você venha a aprender ou desenvolver.

O que é um bom design?

De forma geral, são todos aqueles que não têm um monte de imagens da moda, animações flash, telas splash, toneladas de scrpits que mostram informações irrelevantes e coisas piscantes.

Um bom design envolve duas coisas

  • Foco no que você quer que o usuário faça. (conversão)
  • Que seja fácil de atualizar

Uma conversão não precisa necessáriamente ser uma venda. Pode ser a assinatura de uma newsletter ou feed, interação (comentário), um clique em anúncio do adsense, enfim o que você quer que o usuário faça quando chegar ao seu blog.

A maneira mais fácil de conseguir uma conversão é simplificando o design e focando na ação desejada. Evite inserir muitas opções de comportamento do usuário na mesma página. Tenha foco.

Um site de atualização amigável

Estilos CSS são complexos para explicar em detalhes aqui. É melhor que você conheça o site de um especialista no assunto, não perca o Site do Maujor de vista, dá para aprender bastante CSS com ele.

O CSS vai ser o responsável por manter o design do seu blog muito flexível. Para ter uma idéia de quanto maleável pode ser um design feito com CSS separei alguns exemplos do CSSZenGarden.

CSSZenGarden 

Todos os designs que selecionei tem a mesma estrutura HTML, mudou apenas os estilos CSS.

Há várias outras vantagens

  • O blog carrega mais rápido
  • O layout fica mais avançado e moderno
  • Torna o blog mais visível aos buscadores
  • É possível separar o texto do design, tornando fácil para você mesmo fazer alterações sem precisar ficar chamando um designer ou consultor toda hora.

Os temas do WordPress são baseados em CSS tornando sua vida de blogueiro muito mais fácil.

Um blog corporativo deve ter um design personalizado e buscando por isso descobri um site onde existem templates WordPress que vão economizar muito tempo de desenvolvimento, evitando a reinvenção da roda:

Templates em branco para Wodrpress. (basta preencher o código CSS)

Baseado nestes conceitos já é possível criar algumas diretrizes para fazer um blog eficiente. Basta misturar um pouco de criatividade, comportamento geek e voilá.

Mais uma dica que aprendi com os veteranos. Menu é do lado direito. ;)

Este é o 4º artigo de uma série de 10
15 de outubro de 2007

Fale a língua dos seus clientes e os atraia como abelhas ao mel

Descubra como achar as palavras que seu público alvo usa quando se refere ao seu produto ou serviço

Fazer um blog corporativo significa manter seu público alvo constantemente informado sobre tudo que circunda seu produto ou serviço. Isso requer tempo, dedicação e paciência.

Todo seu esforço poderá ser em vão se você não escrever em seu blog da mesma forma que seu cliente pensa. Não adianta escrever que você “vende carros” se o que seu cliente busca no Google é “comprar carros”.

A vantagem é que na internet tudo pode ser medido e se você souber onde encontrar os dados necessários e aprender a interpretá-los, a tarefa de ‘adivinhar’ como seu cliente procura seu produto ou serviço será infinitamente mais fácil.

Keyword Selector Tool

Buscas para a palavra antiguidadeFerramenta de sugestão para termos de busca. Esta ferramenta vai fazer uma enorme diferença na quantidade de visitas que seu blog vai receber. Basta inserir uma palavra relacionada ao seu negócio e ela lhe dará:

  • Buscas relacionadas que incluem seu termo
  • Quantas vezes foi pesquisado no último mês

A quantidade de vezes que o termo foi buscado no último mês é uma porcentagem dos dados obtidos no Yahoo que detém 20% do mercado de busca.

Portanto, o resultado da busca na internet toda é muito maior.

Quanto mais específica for a frase escolhida, mais chances terá de aparecer na primeira página do Google para resultados orgânicos (não patrocinados)

Qual frase escolher?

Comece a escrever artigos utilizando os termos menos buscados (relacionados ao seu negócio) e vai subindo. Te garanto, se você medir a visitação do seu blog vai levar um susto e não vai mais querer parar. Existem muitas outras formas de aumentar a “audiência” com baixo custo, mas esta já é um ótimo começo.

Não pense que com isso a batalha está ganha, será preciso correr antes da concorrência (ainda mais agora que estou explicando como se faz). O que fará uma grande diferença é algo que só você poderá oferecer.

O melhor conteúdo.

PS: O artigo ‘Como aumentar as visitas em seu blog ou site’ do Blog da Maysa é uma importante leitura relacionada que recomendo.

Este é o 3º artigo de uma série de 10
10 de outubro de 2007

Como fazer um artigo profissional para publicar na Internet e lucrar

Escrever um artigo inspirado e usar as palavras certas é uma estratégia de marketing capaz de colocar sua empresa a frente da concorrência

Escrever artigo para blog

Fazer um blog é uma ótima maneira de atingir uma quantidade enorme de clientes em potencial, fornecedores, oportunidades de negócios, aumentar a visibilidade da sua marca além de facilitar o monitoramento sobre a qualidade do seu produto e serviço.

Mas atenção, só vale a pena criar um blog para publicidade de sua empresa se você estiver realmente comprometido com sua clientela, isso vale para a grande maioria das publicidades, a diferença com os blogues é que tudo vai ficar registrado e valendo por muito tempo.

Reputação e confiança são as palavras chaves. Um único cliente poderá ser o estopim de um marketing sem precedentes, para melhor ou pior. Por isso são tão importantes o comprometimento com o serviço e com as pessoas. Se sua empresa é boa, entre na internet via blog.

Fazer um blog corporativo é ganhar um certificado de empresa transparente.

O que escrever em um blog corporativo

A impessoalidade torna um blog árido e desinteressante. Obtive melhores resultados em artigos sobre o universo da minha empresa e do meu produto do que especificamente sobre eles.

Não fale diretamente do seu produto. Envolva todo o universo da sua empresa a partir de um ângulo de visão pessoal e você tornará seu blog uma leitura interessante.

Por exemplo, se você vende antiguidades poderá escrever sobre fatos da história e fazer correlações com eventos do mundo moderno enquanto cita peças de museu como ilustração dos eventos.

Não faça propaganda, faça merchandising disseminando cultura. Ensine e aprenda.

Se a intenção for criar um blog corporativo não só para aparecer, mas para ganhar dinheiro também, você precisará desenvolver seu texto de forma que mantenha quatro pilares bem sólidos:

  • Atenção – Capturar a atenção de seu cliente em potencial
  • Interesse -Manter seu cliente potencial interessado
  • Desejo – Criar desejo sobre sua oferta
  • Ação – Induzir a uma ação (clique aqui, compre nesta página, veja mais, compare, etc…)

Obs: Não transforme seu blog em vitrine de produtos.

Cuidando do problema dos outros

Afinal, foi para isso que você quis montar uma empresa e desenvolver seu produto, para resolver o problema de alguém. Se não foi, para tudo e começa novamente. Você estava com a idéia errada.

Seu texto deve tentar responder 5 questões básicas:

  • Qual é o problema (do seu público)
  • Porque o problema ainda não foi resolvido
  • O que é possível fazer (você é o especialista)
  • Como seu produto ou serviço torna isso possível
  • O que seu leitor deveria fazer agora.

Requer um pouco de treino conseguir responder essas 5 questões em todos seus artigos que deverão ser escritos pelo menos duas vezes por semana, mas se este for seu alvo você vai melhorar enquanto trilha o caminho.

Seja sutil e escreva honestamente.

Este é o 2º artigo de uma série de 10
6 de outubro de 2007

Criar um blog profissional sai quase de graça e é simples

Basta saber seu objetivo ao criar um blog e pegar o atalho criado por quem já experimentou muitas alternativas

Blog corporativo DoceShop

Para fazer um blog profissional você vai precisar de hospedagem paga. A idéia é crescer e para isso as hospedagens gratuitas não servem. Não poderá haver limitações no serviço.

Coloque um pé de Jacarandá dentro de um vaso de concreto e terá um vaso quebrado com uma árvore anã.

Acredite, não foi fácil encontrar um serviço de hospedagem de site bom.

Atualmente sou cliente da Hostlocation e não tenho reclamações. Navegando pelo site deles você poderá escolher qual plano de hospedagem é o mais adequado. (ATENÇÃO: Mudamos para Dreamhost)

Por enquanto utilizo um plano personalizado, mas com R$ 29,00 você já começa bem.

Se o idioma inglês não é problema, existem bons serviços de hospedagem de site internacionais mais baratos. Como:

Como disse no artigo anterior, explicarei sem rodeios como fiz este blog sem considerar outras plataformas, sendo assim usaremos o WordPress como ferramenta (download do programa aqui).

Serão necessários os seguintes componentes na sua conta para tudo funcionar direitinho.

  • Linguagem de programação PHP 4.2 ou maior
  • Banco de dados MySQL 4.0 ou maior
  • O mod-rewrite do Apache (não funciona em servidor windows)

É possível confirmar as informações no site oficial do WordPress.

A instalação do WordPress não é complicada. Veja um passo a passo ilustrado em português no excelente BlogAjuda ou no site do WordPress (em inglês)

Este é o 1º artigo de uma série de 10