eMarketing: como fazer marketing na internet sem perder os cabelos - DoceShop Blog

18 de março de 2011

eMarketing: como fazer marketing na internet sem perder os cabelos

Porque alguns empresários desistem de fazer eMarketing antes mesmo de começar e dicas para você iniciar com o pé direito nesse negócio de marketing na internet.

O marketing como o conhecemos existe a muito tempo, desde que o primeiro ser humano fez a primeira negociação o marketing estava lá, tentando convencer pessoas a comprar produtos.

Desde então o marketing não parou mais de mudar e evoluir. Foram criados mecanismos mais eficientes para contar histórias e passar mensagens capazes de fazer outras pessoas assumirem determinado comportamento.

Para pequenos empresários, o marketing tradicional é uma praia segura e de aprendizado quase intuitivo. Empreendedores reconhecem o marketing de relance e são capazes de inovações criativas para explorar ao máximo o potencial de venda que ele oferece.

Mas então acontece o fenômeno da estagnação quando o marketing muda de mídia e se transforma em eMarketing (marketing eletrônico), também conhecido por termos como; marketing na internet, web marketing, marketing online, marketing virtual etc…

Este perfil de empreendedor sofre e acaba desistindo por:

  • Não saber por onde começar;
  • Excesso de informações e opções;
  • Tentativas frustradas em barcas furadas;
  • A falta de um passo a passo (plano de eMarketing)
  • Achar que eMarketing é só para grandes empresas

Eu também já passei por isso, e este artigo tem a missão de evidenciar a trilha que descobri, os caminhos que já percorri e os que ainda faltam percorrer. Você pode aproveitar e me seguir nessa viajem, se quiser.

Por que eMarketing deve ser levado sério

Acredito que o eMarketing seja muito importante apenas pela sua caracterítica futurística. Só o estudo de um novo braço evolutivo do marketing já deveria deixar novos empreendedores de orelhas em pé.

No entanto, há outros ótimos motivos para levar em consideração:

  • Maior retorno sobre o investimento (ROI). Quando implementado corretamente o eMarketing pode exceder e muito o ROI de estratégias de marketing tradicionais. Excelente para pequenas empresas.
  • A Internet tem a força de um Tsunami. Já temos 65,5 milhões de usuários brasileiros conectados na Internet. Essa massa e a crescente demanda de produtos e serviços não podem passar em branco. A Internet não pode ser ignorada.
  • O meio online redefiniu o comércio. A Internet alterou a maneira como empresas e clientes interagem. As lojas online têm preços mais atrativos, logística mais avançada e custos mais enxutos. Clientes contam com a força de comunidades para avaliar e comprar produtos.
  • O eMarketing tem alcance maior. Por natureza, a Internet confere até a micro-empresas alcance mundial, sem que você perca a opção de continuar atuando apenas localmente. Antes do eMarketing só grandes empresas podiam arcar com os custos de marketing com alcance mundial, hoje os pequenos têm a vantagem.
  • O eMarketing tem escopo maior. Com o marketing na internet é possível alcançar o cliente de muitas maneiras diferentes simultaneamente. eMarketing, inclui entre outras coisas, gerenciamento de informação, relações públicas, serviços ao consumidor, branding, vendas, etc…
  • Oferece interatividade. Enquanto o marketing tradicional tem comunicação de uma única via, o eMarketing é interativo. O marketing na internet abre um canal de comunicação de duas vias, de fácil adaptação aos critérios de qualquer empresa.
  • O eMarketing tem impacto imediato. No marketing tradicional há um lapso de tempo grande entre o contato com o possível cliente e a ação da compra. Com eMarketing é possível atingir o consumidor e partir para a ação da venda no mesmo momento.
  • É fácil de medir e adaptar. O eMarketing tem a propriedade de ser totalmente mensurável e isso confere a capacidade de aplicar melhorias contínuas, colocando suas campanhas num loop de mensurar, analisar e melhorar.
Algumas ferramentas do eMarketing

Assim como eu já fiz, você agora deve estar se perguntando como colocar o eMarketing em prática. Por onde começar a implementar esse novo conceito de marketing.

Depois de muita pesquisa descobri um caminho das pedras, o qual sigo até hoje e ainda não concluí. Algumas ferramentas faltam aplicar e testar, outras já estão em nosso DNA.

Veja as ferramentas de eMarketing para você usar na sua empresa:

  • Blog corporativo. Criar um blog para sua empresa é uma das principais ferramentas de eMarketing. Esta estratégia de marketing também é conhecida como blog marketing e é capaz de atrair e criar relacionamento com pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço. Também ajuda a criar um comunidade cativa.
  • Website otimizado. Criar um site institucional para sua empresa não basta para tornar-se uma ferramenta efetiva de eMarketing. Seu website precisa ser otimizado para o setor que sua empresa atua e para palavras-chave relacionadas com seu produto ou serviço. Seu site deve aparecer em primeiro para as suas principais palavras-chave, assim como seu blog corporativo.
  • Hotsites. Lançamentos de produtos e promoções merecem hotsites que são pequenos sites especialmente criados para promover determinado item do seu mix de produtos/serviços. Se bem bolados, podem ser usados como páginas de destino para campanhas do Adwords (links patrocinados).
  • Campanhas de email marketing. Um plano de eMarketing sem email marketing está aleijado. É uma ferramenta indispensável e criar campanhas de email marketing requer programas especializados que já sugeri para você aqui. Pode trabalhar integrado aos Hotsites e Blogs para captação de leads (emails de prospects).
  • Campanhas de links patrocinados. Aprenda a usar e invista no Adwords e Yahoo! Integre seus anúncios no Google com seu website, seu blog corporativo e seus Hostsites. Utilize para aumentar a captação de leads de suas campanhas de email marketing.
  • Redes sociais. Participe das principais redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc…). Mantenha seus amigos, parceiros e clientes informados de assuntos que circundam ou se relacionem com seus produtos ou serviços, mesmo os que você ainda planeja lançar. Integre seus endereços sociais com seu Blog Corporativo.
  • Monitoramento e mensuração. Sem monitorar e mensurar não há como aprender e melhorar seus esforços de eMarketing. Recomendo veementemente que você integre todos seus sites com o Google Analytics. Utilize os dados para novos insights e descobertas sobre seus visitantes.
  • Google Maps. Testar novas ferramentas é fundamental para fazer eMarketing efetivo. Estude as ferramentas do Google e aproveite os recursos. Fazendo isso, tive a oportunidade de usar o Google Places e obtive um retorno surpreendente. Manter-se sempre antenado nas novidades pode fazer muito bem ao seu eMarketing.
  • Ferramenta de palavras chaves. Todos os esforços de eMarketing devem ser recheados de textos e conteúdos, mas não pode ser qualquer texto. Você precisa otimizar seus sites para as palavras chaves certas. Utilize a ferramenta de palavras chaves do Google e descubra quais são as suas!
  • Vídeos e Podcasts. Use e abuse de todos os formatos que estiver ao alcance (Youtube e PodcastOne). Outros formatos ajudam a atrair e integrar comunidades interessadas nos seus produtos/serviços. Relacione-se, crie conteúdo útil as pessoas. Afinal, é pra isso que você tem empresa, para sanar o problema de alguém com um produto.
  • Loja virtual (e-commerce). Com uma loja virtual é possível efetivar a velocidade do eMarketing. Permita que seus esforços tenham efeito imediato e causem vendas instantâneas. Campanhas de email marketing, hotsites, redes sociais, blogs, etc… deveriam sempre terminar no carrinho de compras da sua loja virtual.
  • Fórum. Criar um fórum ajuda a desenvolver uma comunidade coesa em torno de um assunto em especial. O forum promove o aprofundamento do assunto a que se propõe e pode além de ajudar a vender, ajudar a comprar também, já que possíveis fornecedores também podem participar e fomentar assuntos.
  • E-books para download. Produzir e-book e atrelar ao uso de campanhas de email marketing é uma receita infalível para elevar seu eMarketing a novos patamares. Requer estudos e testes, mas assim que você achar o seu jeito é ferramenta sensacional.
  • Assessoria de imprensa. Todo o seu arsenal de eMarketing deve ter conteúdo e downloads específicos para a imprensa. Mantenha-os informados sobre seus novos produtos e novidades na empresa e prepare-se para virar notícia.

Por enquanto minhas pesquisas me trouxeram até aqui, se você testou outras ferramentas de eMarketing ou tem outras ideias e sugestões, não se acanhe. Comente abaixo e vamos discutir.

Bom eMarketing!


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 25 comentários

  1. eMarketing: como fazer marketing na internet sem perder o cabelos … | ZiiPe

    [...] mais: eMarketing: como fazer marketing na internet sem perder o cabelos … Esta entrada foi publicada em Internet e marcada com a tag cabelos, como, emarketing:, fazer, [...]

  2. SILVIA MOTA

    show Roberto!!! no momento em que estou fazendo um projeto para minha irmã que trabalha em uma construtora sobre exatamente eMarketing, caiu como uma luva o artigo. Valeu!!!!!!!

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  3. Luciana Bento

    Adorei a materia!! sobre o eMarketing….O Marketing é uma mutação de idéias e inovação a toda hora!!!

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  4. Rose

    Muito bom artigo…….me interessa muito……

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  5. Aline Campos

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos artigos a mim enviados, sao reprtagens muito importante e que auxiliam no meu crescimento pessoal e profissional.Quero parabeniza-lo Roberto Machado pela capacidade de transmitir conhecimento aos seus leitores, visto que essa reportagem em especial me chamou a atenção pelo fato de tratar de um assunto tao presente na vida do ser humano: a internet.Assim como o e-commerce, o cloud computing, o e-marketing são ferramentas que trarão sucesso a empresa se forem devidamente utilizados.
    Um forte abraço Aline Campos( gestora em processos gerencias)

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  6. lucia lima

    Oi Roberto
    Agradeço pelos artigos que me foram enviados, todos teem me
    ajudado bastante e, este sobre marketing em especial me é de grande ajuda.
    abraços

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  7. Américo

    Olá Roberto,
    Simplesmente perfeito este seu roteiro.Embora vc não tenha falado na importancia de uma lista de futuros clientes ou prospects,isto ficou implícito quando destacou a importancia dos ebooks para dowloads.
    Tiro o chapéu,para vc!
    Abçs.

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  8. MATILDE

    Oi Roberto, antecipadamente agradeço á todos os artigos que você me enviou, pois são de inestimável ajuda …grata pelo carinho e atenção…beijus, MM.

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  9. sandra

    OI Roberto , passei por aqui para dizer que acho seus artigos sensacionais e muito uteis. Obrigada por todas as dicas!

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  10. kátia Maria Gerçóssimo Emediato

    Roberto parabéns mais uma vez pelo seu sucesso.É muito bom aprender com vc.Obrigada!

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  11. Soledah

    Parabéns Roberto, sou iniciante neste mundo da net, mas com seus artigos, estou aprendendo a utilizar ferramentas para meu crescimento pessoal e profissional, pois sou corretora de imóveis onde o marketing é tudo.
    Obrigada!!

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  12. juliana feigl

    Oi, amigo. Muito me ajuda mesmo esse artigo postado por vc. Eu estou tentando o ramo de artesanato. Criei um blog que ja tem mais d e 1000 acessos, mais gostaria de divulga-lo muito mais, e além disse, me trazer renda. Teria que ser algo que seja gratis pois não tenho dinheiro para investir neste momento.

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  13. maria marlene

    ola roberto obrigada pelas mensagens são muito boas.

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  14. Benic

    Olá Roberto, ótimo post!!

    Realizamos serviços de marketing digital e realmente o perfil dos clientes descrito no post é o condizente com a realidade.

    grande post!

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  15. Alessandro Rocha

    Excelente blog sobre Marketing para Internet!
    Acredito que com a expansão crescente da net, muitas pessoas podem fazer o seu próprio marketing pessoal criando Blogs, sites, ou até mini-sites.

    Acredito que chegou a vez dos pequenos. Sabendo as ferramentas básicas de divulgação, torna-se mais fácil que um número maior de pessoas acessem o seu site.

    Acredito que até pessoas que tenham algum hobby ou paixão de que gostam muito, podem rentabilizar isso através de sites/blogs. Uma ótima maneira é através de um site pequeno.

    Caso alguém queira, lançei um site que explica como fazer isso. Pode-se fazer um download gratuito de alguns capítulos do E-book lá.

    Escrevo também no Blog http://www.alessandrolifecoach.com

    Como gostei de seu Blog, vou divulgá-lo em um artigo no meu também!

    Grande abraço e sucesso!

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  16. Alessandro Rocha

    Obs: O site se chama http://www.minisitesquevendem.com

    Abç!

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  17. Flavio

    Ótimo conteúdo, o site esta muito bem organizado e tenho certeza de que adicionara mais valor e conhecimento a todos, descobri recentemente também que uma empresa esta trazendo uma novidade para o brasil o http://www.freewebsitetrafic.com que é um site que faz divulgação em grande escala de Blogs e Sites totalmente grátis e agora esta no Brasil, então e isso pessoal ate a próxima e espero sempre encontrar um bom conteúdo como esse.

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  18. Adriana Moreira

    Adorei o artigo…. muuuuito bom!! Simples e ao mesmo tempo completo oferecendo ótimas dicas. Parabéns!

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  19. Adaber

    Quando se compartilha o conhecimento, a claridade advinda dela, permiti-nos enchegarmos com muito mais entusiasmo nossos problemas e a buscamosr as soluções que dela advem. Valeu Roberto, Muito obrigado.

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  20. Vinícius Caricatte

    Dicas sensacionais que servem pra qualquer tipo de negócio.
    Muito bom.

    Obrigado Roberto.
    Sensacional!

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  21. Katia Castro

    Obrigada Roberto sempre nos surpreendendo com novas dicas!!
    Abraços

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  22. Quirino

    ola, fico muito feliz em todos os Emails que recebo de você Roberto(doceshop),

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  23. Ruan Carlos

    Olá Roberto
    Parabéns e Obrigado pelas dicas certamente utilizarei essas dicas para assim a minha futura empresa.

    Um Abraço Quebra Costelas
    Ruan Carlos

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  24. Fabiana Luiza

    Maravilhoso! vou colocar idéias em pratica e confiar nos bons resultados.

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  25. Maria daConceição Gonçalez

    Ólá Roberto,seus post é excelente um roteiro,para os negócios; bem explicativo,dinâmico e interativo.São excelentes sacadas nos negócos.
    Obrigada,Parabéns e muito Sucesso.
    Att.: Maria

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