Estratégias de marketing: Como usar a força da influência social - DoceShop Blog

22 de março de 2010

Estratégias de marketing: Como usar a força da influência social

A força da influência social a que todos estamos sujeitos, se aplicada com ética, pode ser uma poderosa estratégia de marketing, capaz de facilitar negócios e alavancar as vendas.

twitter

Você já reparou em como lojas vazias tendem a permanecer vazias e lojas cheias tendem a encher ainda mais? Já percebeu que o salão de beleza mais disputado é justamente o que já tem a agenda lotada e filas de espera de semanas, até meses?

Por que milhares de pessoas desejam o celular da moda ou o mais novo notebook de determinada marca? Por causa da qualidade do produto você pode pensar, mas supondo que haja uma disputa entre dois itens de qualidade indiscutível, porque um é objeto do desejo e outro não tanto?

Há com certeza algumas forças capazes de direcionar o desejo de alguns grupos de pessoas e é função do marketing estudar ou bolar estratégias a fim de atingir este objetivo. Este artigo vem evidenciar uma dessas forças básicas do comportamento humano. A influência social.

Não há dúvidas que o comportamento de outras pessoas seja uma poderosa fonte de influência social para um indivíduo. Também é fato científico que a pessoa influenciada por um grupo social, não tem consciência disso e é capaz de negar veementemente.

Talvez, os empreendedores donos de pequenas empresas ainda não tenham percebido o valor da influência social como estratégia de marketing pelo fato de ser difícil identificar os elementos que afetam o comportamento.

Com isso seus empreendimentos acabam sofrendo com:

  • Promoções e eventos fracos;
  • Desaparecimento dos clientes;
  • Produtos encalhados e sem valor percebido;
  • Dificuldades para abordar clientes e vender mais;
  • Retroalimentação da concorrência.

Este último é o mais prejudicial, já que se os clientes não estão com você, então estão com a concorrência, ou seja, de certa forma você está ajudando o concorrente a reforçar sua influência social. Se muitos clientes estão indo para concorrência, outros mais ainda se juntarão a ela.

Descobrindo o valor da influência social

As pessoas decidem se algo é bom ou não em determinado momento, observando o que os outros em sua volta estão fazendo. O princípio da prova social  pode ser aplicado como estratégia de marketing para influenciar alguém a agir de determinada maneira mostrando-lhe que outros estão fazendo o mesmo.

A prova social é reforçada sob duas condições.

  • A primeira é a ambiguidade. Se as pessoas têm dúvidas ou estão incertas sobre alguma coisa, elas são mais propensas a olhar para os outros para obter alguma orientação.
  • A segunda é a semelhança. As pessoas tendem a acompanhar os outros que são semelhantes, por exemplo, que tenham o mesmo objetivo, mesma faixa etária, estejam no mesmo local, etc…
Influência social como estratégia de marketing

Um exemplo comum da influência social é a risada adicionada em programas de TV. Estúdios adicionam riso falso em comédias porque sabem que o público acha a cena mais engraçada do que realmente é.

Durante uma experiência o cientista e pesquisador Stanley Milgram, parou em uma rua movimentada e ficou um minuto olhando o céu. Muitos transeuntes simplesmente desviaram do homem, sem dar ao menos uma olhadinha para checar o que ele via. No entanto, quando o pesquisador adicionou mais quatro homens ao grupo de observadores da imensidão, o número de pessoas que se juntou a eles quadruplicou.

Com base em pesquisas desse tipo, alguns supermercados e atacadistas colocam em seus jornais periódicos o depoimento de alguns clientes satisfeitos para que outros se identifiquem com eles.

Assim conseguem que alguns assumam a seguinte linha de raciocínio:

Se outros iguais a mim obtiveram bons resultados com este fornecedor, então muito provavelmente deve dar certo comigo também”.

Outro exemplo clássico do uso da influência social como estratégia de marketing é a lista dos livros mais vendidos do mês e a pilha dos Best Sellers que toda livraria tem.

Com isso elas podem se dar ao luxo de não segmentar os livros por gênero ou gastar com outras formas de propaganda. Estes livros vendem 40% mais, simplesmente por serem percebidos como os mais lidos.

O exemplo da pegadinha japonesa

A Internet é fundamentalmente uma midia social e você pode virtualmente testar qualquer ideia nela. Porém, por enquanto vou utilizá-la apenas como fonte de informação. O Youtube está recheado de vídeos e casos que comprovam a teoria, e selecionei um vídeo para você, logo abaixo:

Se você gostou desta estratégia de marketing e quer mais aprofundamento ou exemplos de aplicação deixe abaixo seu comentário, impressão ou sugestão e fique atento aos próximos artigos.

Nosso blog é acompanhado por mais de 12.000 pessoas diariamente e você não vai querer ser o último a ficar sabendo não é mesmo? ;)


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 56 comentários

  1. ronaldo elias

    Exelente materia,acho que preciso repensar minha forma de trabalho.
    Muito bom mesmo!!!!

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  2. walneyffo

    legal cara gostaria q me ajuda-se estou abrindo uma loja de calçados q eu mesmo fabrico até

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  3. Eltern

    Primeiramente, parabéns pelo artigo.

    Realmente, a influência social tem um efeito bem mais intenso do que imaginamos, principalmente em negócios na Internet. O detalhe é que há quem já use esta influência de forma a gerar incertezas em consumidores sobre produtos ou serviços de qualidade. Acompanhei um caso semelhante no twitter durante o último final de semana, e seu artigo nos fez compreender melhor as origens deste.

    Os seus artigos nos ensinam ou nos fazem lembrar de coisas vitais para a gestão da empresa, temos aprendido muito através de sua atitude de compartilhar ricas informações, agradeço.

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  4. Aridelson Parente

    Olá Roberto ,fiquei muito sencibilizado com esta matéria achei perfeita,cada vez me convenço que marketing é essencial em qualquer segmento.
    Abraço,

    Aridelson
    http://www.newmaquetes.com.br

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  5. José M Lopes

    Olá Roberto.
    Vou ser bem franco esta matéria influência social como estratégias de marketing, é extremamente importante para angariar clientes para todos os setores de investimento comercial ou industrial, nos fás mais otimista no que estamos fazendo atualmente, show de Bola!!!

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  6. Stephanne

    Muito estratégica mesmo essa técnica. Pode ser aplicada e adequada a vários casos.

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  7. Ricardo Vieira

    Caro Roberto,

    Foi muito gratificante eu ter encontrado o DoceBlog quando eu fazia uma pesquisa sobre organogramas. Imediatamente me cadastrei e acompanho com muito interesse todas as dicas, estratégias de marketing e leio sempre todos os artigos existentes ou recomendados e os divulgo para amigos e pessoas de minhas relações. Tenho analisado bastante o empreendedorismo como forma de vida. O seu blog e principalmente seu exemplo pessoal muito me motiva, pois me dá a certeza de que estou no caminho certo. Muito obrigado.

    Ricardo Vieira
    Contador e Administrador de Empresas.

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  8. renato

    Olá pessoal, esta realmente é uma tendência e podemos perceber que as empresas que além de terem esses canais eles também tem que funcionar, os clientes querem atenção, então não adianta de nada ter um blog, orkut, twitter, facebook e não ter movimentação nestes mecanismos, temos que estar em contato constante com nossos clientes.

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  9. Neudy Macedo

    Olá !!!!
    Roberto,
    Bom Dia !!!!!!!!!

    Muito produtivo seus textos.

    Sempre uma ótima idéia a ser aplicada dia a dia.

    Continuo aceitando suas idéias e informações.

    Um grande dia abençoado por Deus

    Neudy

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  10. EDSON DE ALMEIDA CHAVES FILHO

    Olá Roberto

    Sou corretor de imóveis de uma grande empresa em BH, MG.

    Como aplico “a influencia social” na minha atividade?

    Quando conheco o círculo de amigos do meu cliente posso usar, a informação “seu colega de trabalho comprou”, “seu amigo comprou” um igual, qual outra forma?

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  11. Flavio Doria

    Caro Roberto,

    Obrigado por sua mensagem e proposta.
    Estou de acordo com este meios de condução empresarial.

    Abraço,

    Flavio

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  12. Roberto Machado

    Oi Edson, sua área é perfeita para aplicação da influência social e muitas vezes isso ocorre até naturalmente. Mas você pode reverter um fluxo de grana para seu próprio bolso se usá-la a seu favor. Para isso é de bom tom que você consiga depoimentos naturais ou pelo menos que você tenha a permissão da pessoa. A permissão para citar o nome de compradores é mais difícil de conseguir, mas há outras formas mais eficientes de aplicar a força da influência. Lembre-se que uma unica pessoa não tem muito apelo social e é preciso um grupo de três, quatro ou mais pessoas. Então você pode ao invés de dizer que “um amigo seu comprou um imóvel aqui”, dizer que “20 engenheiros preferiram esse prédio” – se o cliente for um engenheiro. Ou ainda “34% dos moradores do condomínio também são sócios do seu clube”. Percebeu? Eu também já vi aqui em Ribeirão corretores vendendo imóveis e contabilizando as unidades vendidas por minuto! Primeiro eles tinham um excelente produto em mãos, com capacidade de muita valorização, segundo fizeram bastante propaganda, terceiro prepararam um salão grande, com móveis e mesas confortáveis para acomodar todos os clientes interessados em conhecer o empreendimento e depois, com umas 70/80 pessoas no salão deixavam evidente quando alguém fechava uma venda e então diziam. “Um a menos!” – Conforme eles iam mostrando o espelho dos imóveis aos clientes, um consultor chegava, pedia licença e riscava alguns imóveis lá da planilha. Assim o que as pessoas que lá estavam pensaram? “Putz, o negócio é bom todo mundo aqui (semelhança) está comprando. Se eu não correr vou ficar sem um boa localização”. Pronto, estava aplicada a força da influência social. Outra maneira legal de fazer isso é se colocar como o centro da força, por exemplo, invés de dizer x pessoas compraram imóveis aqui, você pode dizer que x pessoas compraram imóveis que você indicou. Se você é um excelente profissional poderá com certeza criar uma comunidade na Internet convidar e mostrar quantas e quais pessoas compraram imóveis contigo e como ficaram satisfeitas. Eu mesmo comprei um apartamento para minha mãe com um corretor que vendeu imóveis para meus amigos. Nesse caso o corretor se colocou como o centro gerador de semelhança além de outras forças importantes como a reputação e a confiança. Experimenta e depois me dá 10% do que você conseguir ganhar a mais. :) Um abraço meu caro.

    [Responder]

    marcio Resposta:

    olá edson !!!
    eu gostei . entao já que comprou seu apartamento que tal decorar!!!

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  13. Eliana

    Muito boa a materia!
    Gostaria de dicas de influencia social para a area de serviços, com a nossa de serviços em elétrica por exemplo….

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  14. Flávio Kimura

    Ótima matéria Roberto!

    Acompanho suas publicações e como trabalho na área de vendas me identifico e aprendo muito com seus pensamentos, técnicas e estudos apresentados. Ao meu ver, técnicas como essas são aprendizagem não só para a vida profissional mas também para a vida pessoal!

    Forte Abraço
    Kimura

    [Responder]

  15. Osvaldo

    Roberto, e muito legal a forma como vc expoem os assuntos , fica mais fácil de enteder muito obrigado . Um abraco

    [Responder]

  16. MARCIA

    Oi Roberto boa noite, adorei sua materia mais quero sabwe mais sobre ENDOMARKETING.

    AGUARDO RESPOSTAS

    MARCIA VALERIA

    [Responder]

  17. valquiria

    parabéns pela matéria adorei , uma dica melhor que outra . Roberto não se esqueça de mandar sempre essas dicas para mim tá. Um grande bj e um abraço como diz vc de quebrar costelas rsrsrsrs

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  18. Crispim R. Machado

    Quando eu atuei no ramo de diversões náuticas, mais precisamente, com banana boat, para incentivar (este era o termo que eu adotava) eu perguntava a algumas pessoas se queriam andar de graça no equipamento. É claro que logo conseguia o suficiente para a primeira viagem do dia. Ao verem as pessos andando logo outras começavam a se aproximar querendo tomar conhecimento do preço, duração, risco etc. Desta forma ao voltar daquela primeira viagem já havia várias pessoas querendo fazer o mesmo.
    De fato a Influência do meio incentiva, contribui, leva as outras pessoas a quererem fazer a mesma coisa.
    Um abraço
    Crispim

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  19. Roberto Machado

    Crispim, eu já vi gente fazendo a mesma coisa em pizzaria. O dono começava a formar uma fila na porta da pizzaria colocando faixas de banner na avenida onde se localizava o negócio. Ele anunciava que as primeiras 5 pessoas que chegassem logo após um sinal que eles davam a cada uma hora ganharia uma pizza totalmente de graça. Um pouco antes dessas pessoas que ganharam uma pizza irem embora, uma moça bonita lhes perguntava se tinham gostado da pizza (é claro que todos gostavam, a pizza era ótima) e então solicitava que estes recomendassem a pizzaria aos seus amigos e parentes. Com isso eles colocaram em prática uma outra estratégia de marketing encadeada a da influência social. A moça, com sua pergunta, relembrava os clientes que haviam ganho algo de graça e então lhes pedia algo. Aplicaram assim a força da reciprocidade. Quando alguém ganha alguma coisa, sente uma obrigação moral de dar algo em troca, mesmo que seja apenas uma recomendação. Ele fez isso até conseguir que as filas começaram a se formar naturalmente. Assim que uma massa crítica de pessoas é alcançada ocorre o que eu chamo de ponto de virada, que é quando o efeito começa a se retroalimentar. Daí é só fazer a manutenção de tempos em tempos e claro, continuar com um excelente produto.

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  20. ERIVALDO

    OLÁ CARO ROBERTO, São muito legal os artigos que vc nos passa continui á enviar mais para que possamos a contribuir.

    [Responder]

  21. Aparecida Fonseca

    A influência social é uma das causas da naturalização da violância.
    A sociedade vive na expectativa da agressão, os agressores sabem, a polícia acaba abordando suspeitos pela aparência (preto-pobre-homem).

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  22. marcelo

    Boa Noite Roberto
    Eu trabalho em uma loja de material de construção, e uso com frequencia a influencia social , principalmente com relação a artigos de acabamento e revestimentos ceramicos,quando falo para o cliente que outro cliente conhecido na cidade comprou é venda certa.
    um abaço

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  23. wg de rua

    Adorei oi blog já esta no meus favoritos, o post tbm ,queria uma informação estamos falando de um produto palpavel em todos os coments.mas eu tenho um produto q vem da arte …que e apresentaçoes com um grupo de cultura de rua (basquete) .
    faço varias apresentaçoes a maioria de graça quero torna este produto rentavel para os que participam deste movimento de que ponto eu tenho que parti .para realizar este sonho .aqui tem algumas apresentaçoes do grupo e vc vai entender melhor como e esta apresentaçoes quero vender shows deles mesmo ..muito obrigado pela atenção .

    http://www.youtube.com/watch?v=QQSZCCqw7y4

    http://www.youtube.com/user/wgderua?feature=mhw5#p/a/f/1/1qhvdCajtVs
    http://www.youtube.com/watch?v=wfy4H79RK8c

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  24. Fabrini

    Boa tarde Roberto,
    aonde eu moro,é um municipio onde a cabeça das pessoas é muito fechada para mudanças, e na cabeça dos patrões os empregados tem que trabalhar, receber seu salario e nada mais, isso quando paga um salário integral e de 10 apenas 1 assina a carteira. Eu sempre trabalhei em serviços temporários, quando consegui um emprego melhorzinho que nao era temporario fiquei um ano trabalhando mas por querer algo melhor sai e fui em busca de uma coisa melhor. Encontrei um emprego melhor onde minha patroa nao é do meu minicipio tem a cabeça mais aberta. Pretendo fazer bons negócios onde estou. Trabalho atualmente com empréstimo consignados para aposentados e pensionistas, somos da autorizada BMG, meu municipio é pequeno e tem 4 escritórios de empréstimos no mesmo, sendo que todos trabalham com a mesma finalidade e os mesmo bancos. A questão é a seguinte a concorrencia é grande pois, são 4 opções para o cliente em um municipio pequeno, como fazer a diferença, pois, temos que conquistar o mercado, e como ser o melhor e nao apenas mais um? preciso de idéias para eventos e estratégias. desde ja agradeço. Um forte abraço!

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  25. Epoxi

    Muito bem pensado,foi de grande ajuda,obrigada.

    [Responder]

  26. profissão

    A profissão do momento é a pedagogia, as maiores empresas dos países mais desenvolvidos estão investindo em profissionais que possam criar um ambiente de aprendizagem nas empresas – esse profissional é o pedagogo – a moda agora é universidade corporativa e ambiente de aprendizagem organizacional. Os profissionais aprendem a aprender no seu ambiente de trabalho e em todos os ambientes…acho que vou fazer pedagogia…uhuuuuuu

    [Responder]

  27. Lucrécia

    Olá…
    Eu adorei esse site.tem todo o perfil das minhas pesquisas.
    Estou fazendo um curso técnico de assessoria e secretariado,me ajudou muito,com todas as informações obtidas consegui montar minha planilha de ferramenta para meu estudo e meu trabalho,se puderem me ajudar mais fico grata.

    Lucrécia.

    [Responder]

  28. lee

    ola adorei sua materia, sempre tive aversao a marketing porque sou doutora em psicanalise acupunturista e budista, bem meu trabalho e exelente tenho exelente fama, mas tem o problema de eu nunca ter investido em marketing, no caso o produto seria eu mesma e eu fico com sentimento de apelaçao, tenho que trabalhar isso rsrrs, vc acha que devo comecar por onde, tv radio folders, tenho uma clinica, desde ja eu te agradeço qualquer conselho, namaste.

    [Responder]

  29. Flávia

    Adorei isso, eu já havia usado essa forma de marketing e nem tinha me dado conta disso….. realmente da certo…..obrigada pela sugestão

    [Responder]

  30. juninho pay

    não me ajudou muito tenho um trabalho pika para fazer e não sei como…
    vcx poderiam colocar um exemplo ja feito para termos uma noção de pelo menos como começar…
    hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm…imprestaveis…

    [Responder]

  31. Rodrigues

    Bom dia!

    Fiquei feliz em encontrar este site com tantas informações valiosas, eu trabalho com um produto novo no brasil de uso obrigatório para as mulheres, muito bom por sinal, por esse motivo preciso de muitas informações que venha ajudar a minhas vendas e cadastros decolarem, se bem que trabalho com o sistema de marketing de rede multinivel. Mas com certeza aprendi muito com todas essas informações,com certeza vai me ajudar, obrigado.

    [Responder]

  32. Gisélia Nascimento

    Excelente texto! :)

    [Responder]

  33. solange

    foi otimo pra mim tô começando e é bom aprender isso

    [Responder]

  34. Emanuel Muniz

    Simplesmente sensacional, lendo esta artigo me lembro de fazer uma pergunta:

    Se fosse para fazer um café , qual peça gostaria de ser?
    O pó ? A agua ? ou o Açúcar?
    …………………………………………

    Dos três o que tem grande poder de influenciar é a agua
    Pois consegue derreter o açúcar , e retira o melhor do pó de café

    Abraços

    [Responder]

  35. CARLA

    Ola Roberto ,tenho um pequeno salão de beleza que funciona desde 2009
    e ja faz algum tempo que o movimento do salão esta quase parado só não fechei ainda porque a loja e propria. Que dica vc me daria para divulgação , estratégia de marketing ? Tenho em mente fazer um dia de beleza com alguns serviços gratis mais tenho receio de que seja um fracasso.
    Vale lembrar que ,quem entra no salão sai elogiando os serviços.

    [Responder]

    Roberto Machado Resposta:

    Olá Carla, por coincidência, tenho uma amiga que passa pelo mesmo problema que você. Ela conseguiu grande melhoria utilizando serviços de publicidade como o do site http://www.groupon.com.br – Faça um teste, quem sabe você também não consegue aumentar o fluxo de pessoas no se salão.

    [Responder]

  36. Erickson

    “Nosso blog é acompanhado por mais de 12.000 pessoas diariamente e você não vai querer ser o último a ficar sabendo não é mesmo? ”

    Está usando de estratégia de marketing!
    kkkkkkkkkkkkk

    muito bom!!!!

    [Responder]

  37. Livia Fernandes

    Estou trabalhando em uma empresa de preservativos. Como faço para utilizar a influencia social para vender esse tipo de produto?
    Pq muitas pessoas ainda tem determinada vergonha de comprar preservativo.

    [Responder]

  38. brunah

    legallll

    [Responder]

  39. Daniele

    Foi ótimo pra mim,pois estou começando agora e preciso aprender muito.

    [Responder]

  40. Gicele

    Achei muito bacana o artigo eu adoro o tema .Marketing é uma grande ferramenta que bem usada só trás bons frutos .

    Obs.:Mas não consigo abrir os videos !!

    [Responder]

    Roberto Machado Resposta:

    Oi Gicele, eu procurei por algum problema no blog, sobre você não conseguir abrir os vídeos, e não encontrei. Solucionou?

    [Responder]

  41. Valdely Divina batista

    Roberto, te encontrei na net por acaso, te acompanho porque gosto, curto seus e-mails por serem gratificante em me acrescentarem informações ,conhecimentos positivos…gosto de todos
    Abraços

    [Responder]

  42. Gil

    Bom dia.

    Gostei deste artigo e, quero continuar recebendo mais artigo sobre o assunto.

    Cordialmente

    Gil Eanes
    [092] 9192-3774

    [Responder]

  43. eli

    Estou procurando um caminho de como melhorar o meu salao de Beleza, hoje é um segmento muito concorrido, pois as pessoas acham que é fácil abrir um salão e pronto, mas o mais difícil é administrar sua equipe, pois na verdade são autônomos mas precisam de uma direção e o difícil é mostrar essa direção….pois estamos todos no mesmo barco!!!!!
    Por isso, tenho que encontrar uma maneira clara objetiva e que realmente funcione, sei que depende unicamente de mim para isso acontecer, e ainda tenho a preocupação de que tudo que eu fizer não poderá ter vínculo, pois não são minha funcionárias, mas parceiras de trabalho!!!!
    Obrigado, até mais…..

    [Responder]

    eli Resposta:

    ok

    [Responder]

  44. Paulo Manuel José

    Olha não tenho nada contrário até porque quem tem uma empresa, ou pensa em constituir deve seguir ou saber que o marketing anda de mãos dadas com as vendas, não há sucesso em vendas sem fazer marketing desde o pessoal, ate o empresarial.

    Roberto tenho somente a agradecer e pedir que continue a mandar sempre, porque o conhecimento não é mecanizado mas sim dinâmico. quando mais, sempre melhor

    Um abraço
    Paulo José (LRP,LDA)

    [Responder]

  45. José Carlos

    Ache espetacular. Parabéns, vai m ajudar e muito.

    [Responder]

  46. Luiz Carlos Rodrigues da Silva

    Olá Roberto tudo bom, Quando eu estiver criado o meu site e ou blog quero que o tema central deles seja amor a saúde, isso será definido concomitantemente com a melhora da tecnologia em minhas mãos e o conhecimento ideal para utiliza-las, Gostaria muitíssimo, já que ainda não tenho o meu que eu possa utilizar o seu,pois de saúde e qualidade de vida todos nós temos necessidade. Amo conhecimento, nasci com fome de conhecimento e compreendi que o fato de buscarmos conhecimento é sinonimo de absorvermos a experiencia de vida vivida por outra pessoas e que nos poupa tempo, no entanto algumas pessoas preferem adquirir conhecimento por si mesmo e pude observar que essas pessoas são as que desenvolveram melhor a sua faculdade mental do IMPIRISMO que significa que é a capacidade que cada ser humano tem em aprenser por observação. Gostaria de continuar passando minha experiencia de vida para poder cumprir com que eu creio ser o que há de melhor,que é deixarmos para as futuras gerações,no entanto não quero ser enfadonho, quero aproveitar o momento pra convidar vc e os seus amigos a pesquizar a fim de conhecer melhor o que estou conhecendo agora e tem me trazido muita alegria trata-se do estudo da PRANATERAPIA do Mestre Choa Kok Sui , Creio que minha identificação com ele se deu por ele ter Pesquisado tanto e ter posto em pratica, isto é viveu o que conheceu por isso tornou-se um ser realizado em todos os níveis existencias e é o que eu quero para a minha vida. Espero que vc conheça também,nem que seja por curiosidade e também para ajudar muitas pessoas, Forte Abraço….

    [Responder]

  47. Luiz Carlos Rodrigues da Silva

    Olá Roberto eu já ia me esquecendo, se vc me permitir gostaria de deixar mais informações sobre O I N S T I T U T O PRANATERAPIA http://www.pranaterapia.com e-mail contato@pranaterapia.com obrigado qual seja a sua reação eu saberei compreender espero que seja a melhor é claro mais uma vez Forte Abraço…

    [Responder]

  48. Nazareno

    Excelente matéria!

    [Responder]

  49. Hilda

    “Quem compartilha o conhecimento merece PARABÉNS todos os dias”.

    [Responder]

  50. Valéria

    Parabens pelo site e compartilhar conceitos que trazem aprendizado para nossa ´prática!
    Grande abraço

    [Responder]

  51. Sirley

    Olá Roberto,
    Gostaria de uma opniao, tenho loja de presentes e decoracao e as pessoas ficam em duvida na decisão do presente, nem sempre ouvem a opniao ou ajuda do vendedor, como poderia usar a influencia social na finalização da venda?

    [Responder]

    Roberto Machado Resposta:

    Oi Sirley, você também utilizar imagens, fotos ou painéis bem visíveis com pessoas em festas ou eventos recebendo e dando presentes. A influência social é mais fraca do que nos exemplos que já citei acima, mas também mais prática e barata. De restante, é o que já escrevi no post mesmo. Eu te dei alguns ingredientes, agora você coloca seu espírito, um pitada de criatividade e cria sua própria técnica de reforço social minha amiga. Imagine! Um abraço minha cara. :)

    [Responder]

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