10 junho, 2008 e atualizado em 23 abril, 2011.

A importância da comunicação como estratégia de marketing

Você já sabe, quem não se comunica se trumbica e quem tem boca vai a Roma. Então vamos agora aprender ótimas dicas de como dominar a arte da comunicação.

comunicacao

Acredito que saber se comunicar é fator imprescindível a qualquer um que queira se aventurar pelo mundo do empreendedorismo. A comunicação é visceral para o desenvolvimento humano e empresarial.

Incrivelmente, 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação, segundo especialistas. Mas vejo nisso um entrave que transcende o ambiente da empresa.

A comunicação é parte do desenvolvimento humano, que por consequência afeta todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas.

Talvez, seja possível solucionar problemas de convivência comuns na família, no trânsito, na escola, por exemplo. Basta incentivar e desenvolver o domínio da arte da comunicação no ambiente de trabalho.

Começando por nós mesmos.

Dominando a comunicação

Passar uma mensagem clara e objetiva para o ouvinte de forma eficiente, depende de diversos fatores.

Uma conversa deve ser interessante e agradável. Assim é possível atrair a atenção para suas idéias. No entanto, para uma comunicação eficiente isso ainda não basta. Mostrar entusiasmo e interesse pelo outro também são fatores importantes.

Uma boa comunicação envolve:

  • Expor objetivos, metas e planos
  • Adequar a linguagem ao interlocutor
  • Boa postura e entonação
  • Ler muito. Saber falar sobre vários assuntos
  • Falar olhando nos olhos da pessoa
  • Discordar sem ser desagradável. Use perguntas.

A comunicação não é uma competição. Alguns profissionais acham que devem sempre sair ganhando. Comunicação não é discussão. Nunca critique alguém durante uma apresentação ou diálogo.

Os pecados capitais da comunicação

Vale lembrar que para uma conversa eficiente, menos é mais. A boa comunicação não quer dizer que se deve falar e falar sem parar, mas que deve-se dar mais tempo a ouvir o que o outro tem a dizer.

Evite estes erros:

  • Ser o dono da verdade
  • Não ouvir atentamente ao outro
  • Desconhecer as particularidades dos ouvintes
  • Falhas de concordância verbal e nominal
  • Ser chato
  • Desrespeito social
  • Subestimar a inteligência da outra pessoa
  • Usar termos técnicos desconhecidos
  • Gesticular demais
  • Tocar fisicamente o outro com frequência
  • Monopolizar a palavra
  • Usar frases de duplo sentido
  • Abusar da ironia
  • Ter atitudes preconceituosas
  • Criticar cruelmente e sem função
  • Grosseria ou agressividade
  • Arrogância, falar bem de si mesmo
  • Mostrar superioridade
  • Envenenar o ambiente com mau humor
  • Gozações e brincadeiras de mau gosto
Transformando palavras em ímãs

Segundo o consultor Carlos Hilsdorf, três coisas tornam uma conversa cativante: o tema, as pessoas e o relacionamento entre elas.

Assim, a melhor estratégia para uma comunicação eficiente é procurar um tema atraente para falar com pessoas interessantes e estabelecer com elas uma atmosfera agradável de compartilhamento e respeito.

Concentre-se na pessoa e lembre-se de que ela é o assunto preferido dela mesma. Fale em forma de perguntas que abram o caminho para conhecê-la melhor e achar pontos de interesse em comum.

Nunca esqueça de:

  • Sorrir sempre para os outros
  • Elogiar com honestidade
  • Agradecer é primordial
  • “Descobrir” o outro e ver suas qualidades
  • Cooperar e construir junto
  • Perguntar sem bisbilhotar. Interessado no outro.
  • Compreender e depois ser compreendido.

Quem leu este artigo também visitou estes:



 43 comentários

  1. Rodrigo van Kampen

    Muito bem colocado!

    Sou estudante de comunicação, portanto passei boa parte da faculdade percebendo como há ruído na comunicação sempre! No ambiente corporativo, ruído significa perda de dinheiro. O que me espanta é que pelo que converso com amigos, esse assunto não é tão trabalhado quanto deveria nas outras áreas mais ligadas ao gerenciamento como administração, por exemplo…

    Abraço!

    [Responder]

  2. Janio Sarmento

    Beto, você sabe que adoro seu blog, mas esse seu feed cortando o texto pela metade é muito broxante…

    Deixa de regular, cara e libera o texto integral no feed pra gente. ;)

    [Responder]

  3. Roberto Machado

    Fechado amigo Janio, comecei a dividir o post para evitar textos muito compridos no front do blog, mas já pensei um jeito de servir o feed completo sem causar esse efeito. Obrigado pelo toque bicho.
    Um abraço do Beto.

    [Responder]

  4. Fábio

    Roberto, tudo bom? ótimo seus artigos só informações com muito conteudo to aprende muito, abraço!

    [Responder]

  5. Thalis valle

    Os pecados capitais ajudaram o R. Justus demitir a Maura Mendes e Sandra Sakuma, no mesmo episódio. rs

    [Responder]

  6. JEAN MARCEL FRANCO

    Otimo texto, eu como típico industriário, convivo mais com máquinas do que com pessoas (graças a deus). Percebo diariamente que apesar dos varios meios disponiveis (e-mail, skipe, messenger, telefone, celular, rádio) nenhum é melhor que passar a informação ao vivo. Costumamos dizer que, algumas pessoas se tiverem seus braços amarrados não conseguem uma boa oratória.
    A questão de adequar a linguagem ao interlocutor fica deveras complicada se o mesmo não está por perto. Em suma, viva a tecnologia 3G que nos permite gesticular e fazer sinais ao telefone. Um abraço

    [Responder]

  7. eliel francklim

    Incrivel colocação. A comunicação entre os diversos setores de uma organização é muito ineficiente, podendo trazer prejuizos incaculáveis para os acionistas/sócios.
    Mas, graças a esse artigo, os leitores se comunicaram melhor e a língua portuguesa será eternamente grata.

    [Responder]

  8. eliel francklim

    Incrivel colocação. A comunicação entre os diversos setores de uma organização é muito ineficiente, podendo trazer prejuizos incaculáveis para os acionistas/sócios.
    Mas, graças a esse artigo, os leitores se comunicaram melhor e a língua portuguesa será eternamente grata.
    valeu!!

    [Responder]

  9. A importância do feedback para a comunicação e produtividade » Blog da DoceShop

    [...] ambiente onde a comunicação é eficiente também é produtivo. Pesquisas comprovam que 80% dos problemas nas empresas são oriundos das falhas de comunicação e muitas delas podem ser evitadas apenas valorizando o [...]

  10. Lourival

    Quero receber mais comunicações como esta !

    [Responder]

  11. Consultoria e comunicação para motivação esfuziante de equipes » Blog da DoceShop

    [...] nos mais variados estados de movitação. Entra aqui o jogo de cintura, onde quem domina a comunicação estratégica com maior eficiência, sai na [...]

  12. Consultoria e comunicação para motivação de equipes « Sand3’s Weblog

    [...] nos mais variados estados de movitação. Entra aqui o jogo de cintura, onde quem domina a comunicação estratégica com maior eficiência, sai na [...]

  13. Toques de celular: Cuidado para seu celular não falar por você » Blog da DoceShop

    [...] Afinal, qualquer problema no trânsito ou na empresa pode ser facilmente contornado, se a comunicação flui fácil e independente da localização e distância não é [...]

  14. Roberto Lima

    Escutar é exercitar nossa capacidade de aprender, compreender ou mesmo discordar. Ouçamos, pois!!!

    [Responder]

  15. Camila Cristine Zeglin

    Eu também sou estudante de comunicação, mais exatamente Relações Públicas, e gostaria de dizer que gostei muito do seu site! Acredito que seria interessante continuar trabalhando esse tema e até se aprofundar nele. Pois como já foi citado, a comunicação interfere não só no mundo corporativo, mas também na vida em sociedade. E se a comunicação fluir pode facilitar a vida de todos!
    Parabéns!

    [Responder]

  16. Franklin Adalber

    Em todos as circustãncias de nossas vidas, saber se comunicar é uma arte que precisa ser exercitada momentãneamente, pois a difícil falta de uma comunicação eficiênte, nos leva a uma constante inércia de um conhecimtno profundo da nossa realidade.

    [Responder]

  17. Franklin Adalber

    Dentro de qualquer sistema, a comunicação eficiente e eficaz é capaz de trazer resultados que satisfassam um todo integrado de partes. O que permite obter um relacionamento harmonioso entre os vários sub-sistemas. Logo, a comunicação como vantagem competitiva, torna-se vital para qualquer organização dentro de seu ambiente.

    [Responder]

  18. Eng. Martins

    É camarada. Desde os primordios teempos a ccomuinicaçao é razão de vcida ou morte.No monte Sinai a comunicaçao de Deus com Moisés foi simples e objetiva. Falou na linguagem dele e de seu povo.
    Assim, hoje não é diferente. A boa comunicaçãoé fun damental no:
    Trabalho, familia , diversão, sexo ou seja; em tudo.
    Foi muito bom voce lembrar este Pequeno graande detalhe de solução de problemas e diria até de sobrevivencia.
    Nota: Os policiais (não todos ) deveria assistir uma palestra com este tema.
    Abraços de “quebrar costelas”.

    [Responder]

  19. deScência do indeScente | Posts de Julho

    [...] Fonte: DoceBlog. Para ver o post completo, clique aqui. [...]

  20. Maria Betania de Mélo

    Roberto, boa noite!

    Com certeza a comunicação é essencial nas relações interpessoais, tanto pessoais quanto profissionais. Quantas pessoas perderam grandes oportunidades por não conseguirem expressar suas idéias ou até mesmo seus sentimentos em relação a algo ou alguém! É preciso aprender a ter bom senso ao se comunicar, realmente aprender também a ouvir para conseguir se relacionar, e não transformar sua comunicação em monólogo improdutivo. Primeiro avaliar com quem fala, o ambiente em que se encontra e procurar buscar a atenção do(s) ouvinte(s) usando palavras adequadas e atrativas a quem lhe(s) ouve.
    Obrigada pelas informações expressas de maneira inteligente e atraente!

    [Responder]

  21. ruy

    Ola boa tarde, com certeza a comunicação é um dos meios mais importante
    em um relacionamento seja ele qual for,desde quando ela seja sempre honesta.

    [Responder]

  22. Cristiane

    Olá Beto!
    Estou cursando pedagogia e optei por fazer meu TCC sobre pedagogia empresarial, seus artigos estão sendo de grande importancia,gostaria apenas de deixar aqui a minha satisfação em ler o que você escreve e poder divulgar as informacoes que aqui constam.
    Obrigada.

    [Responder]

  23. silvio

    Comunicação, instrumento essencial nos dias atuais.
    Porque temos tantos conflitos? Porque tantas guerras por motivos banais?
    Isso se deve a pouca capacicade do ser Humano em ouvir. Aprendendo a ouvir teremos condições de nos comunicar com eficacia.
    Se aprendermos a ouvir a voz de Deus saberemos o que Ele quer de nós e teremos comunhão perfeita com o Pai. Afinal a comunicação é importante para todas as áreas de nossa vida.

    [Responder]

  24. Camilo

    Realmente a comunicação é um fator primordial para tornar as pessoas mais compreensivas contribuindo para a eficácia de um bom entendimento claro e principalmente correto. Muito interessante os “pecados capitais” da comunicação, mostra-se resumidamente que é preciso (ouvir para falar).

    [Responder]

  25. Mauricio

    Parabens , sempre leio seus artigos e aprendo muito com eles ; Ah desculpa aí , mas vou aproveitar e dar uma informaçao .Sou vendedor de veículos OKM Mercedes-Bens , Chrysler , Dodge e Jeep , se houver interessados , me liguem por favor , (012) 9711-3948 .Obrigado , Mauricio .

    [Responder]

  26. MARIA LÚCIA PEREIMA MARTINS DE LIMA

    Olá Roberto!
    Quero agradecer- lhe por seus artigos que têm sido úteis para mim.
    Abraços e continue assim, contribuindo para nosso sucesso.
    Lúcia Lima

    [Responder]

  27. Lucia Garcia de O. Alexandre

    Olá Roberto,
    Amei o artigo, ele nos chama a ficar mais atentos ao nosso comportamento
    e ao do outro com objetividade!!!
    As dicas são ótimas!!!
    Agradeço muito! Valeu!!!
    Lúcia Garcia

    [Responder]

  28. Rebeca

    Excelente ótimas dicas!Amêi!…

    [Responder]

  29. Márcio

    Olá,Professor,gosto muito dos seus artigos mais este último ” A importância da Comunicação ” está demais.Tenho tido algumas dificuldades no trabalho em relação à comunicação interna,portanto gostaria de receber mais artigos sobre este assunto,ou quem sabe alguma ajuda para poder me aprofundar mais no mesmo.Obrigado por nos ajudar a abrir nossas mentes para a verdadeira realidade do mundo corporativo.Até logo.

    [Responder]

  30. Márcio Oliveira

    OK!Roberto ,valeu mais uma vez.

    [Responder]

  31. Fernanda

    Boa tarde Roberto, excelente artigo.
    Comunicaçao é fundamental e as pessoas tem muita dificuldade nesse aspecto. Obrigado pela dica. sucesso

    [Responder]

  32. Maiara

    Boa noite Roberto, ache excelente o artigo.
    Estou cursando faculdade de Serviço Social, pois é fundamental a comunicaçao nessa área, como em outras, mas sou um pouco tímida, porem
    se Deus quizer com opassar do tempo do curso, com trabalhos de laboratórios que fazemos,entre outros, vou me soltando aos poucos né?

    Roberto, sucesso!

    [Responder]

  33. UILIAN

    Boa tarde. ´
    É sempre bom falarmos sobre assuntos edificantes. Parabéns Roberto !
    Gostaria de destacar algo interessante sobre esse assunto , você disse que podemos influenciar escutando, sim, e é verdade, tanto que se observarmos o projeto da criação humana, repleta de sabedoria e magnificamente calculada, vemos que Deus , cujo nome é Jeová, tambem pensa assim, visto que, ele nos projetou com dois ouvidos e uma boca, isso está em harmonia com o livro Biblico de Tiago 1:19 ” temos que ser rápidos no ouvir e vagaroso no falar “.

    [Responder]

  34. Kelvin Thomas

    29 de Dezembro, 2009 Ás 20:44 PM

    Boa noite, Roberto
    Adorei suas dicas ! Valeu.
    Obrigado !

    [Responder]

  35. Kamal

    Bom dia, Roberto

    Ha 1430 anos atraz o profeta Mohammad ( que a Paz esteja sobre ele) disse:
    “Buscai o saber nem que seja na China” ele vivia em Meka na Arabia e a China era um lugar distante para os modos de comunicacao da epoca, porem esse assunto nos deixa bem claro, se queremos obter o conhecimento devemos pesquisar e obter as informacoes corretas a respeito de qualquer assunto nem que seja para isso devemos investir grande tempo em busca do saber.. aproveito para lhe agradecer pelos artigos que recebo, sao excelentes e tem me ajudado muito a refletir e meditar sobre cada tema colocado em seu Blog…
    abracos
    Kamal Osman….Foz do Iguacu – Parana

    [Responder]

  36. Paulo Novais

    Excelente matéria.

    [Responder]

  37. Carlos Augusto Nogueira

    Tudo que soma para a técnica da boas comunicação é valido. No entanto, nada convence mais que a autenticidade e verdade. O que mais o receptor observa no orador é a veracidade de suas falas e também de seu carater.
    Comunica-se que se faz entender e se faz receber pelos ouvintes.
    Carlos Augusto Nogueira – Parabens pelas dicas de comunicação eficiente.

    [Responder]

  38. Carlos Augusto Nogueira

    Tudo que soma para a técnica da boa comunicação é valido. No entanto, nada convence mais que a autenticidade e verdade do comunicador. O que mais o receptor observa no orador é a veracidade de suas falas e também de seu caráter. Comunica-se melhor, quem se faz entender e é aceito pelos ouvintes.
    Carlos Augusto Nogueira – Parabéns pelas dicas de comunicação eficiente.
    Texto corrigido.

    [Responder]

  39. EBERSON CLAUDIO DE LIMA JUNIOR

    BOA TARDE ROBERTO TUDO BEM!!!!
    -QUERO DEIXAR CLARO QUE EXISTEM CINCO INÉRCIAS !!!!
    -E REALMENTE PRECISAMOS OUVIR A VOZ DE DEUS
    -POIS ASSIM SEREMOS SÁBIO!!!!
    -E VIVEREMOS ATÉ MORRER INTELIGENTES!!!!!

    -ENFIM A COMUNICAÇÃO É TUDO-
    @QUERO CONTINUAR ESTUDANDO!@

    [Responder]

  40. EBERSON CLAUDIO DE LIMA JUNIOR

    @LEMBRANDO QUE INECIAS NÃO INERCIA@

    [Responder]

  41. EBERSON CLAUDIO DE LIMA JUNIOR

    @QUERO TAMBÉM COMUNICAR QUE O CURSO DE LOGÍSTICA DO ESTADO ESTÁ ÓTIMO ESTA OPORTUNIDADE É MARAVILHOSA PARA QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA SE FORMAR E QUE NÃO SE DEVE COMUNICAR A NINGUÉM SOBRE O QUE SE SUCEDE DENTRO DA ESCOLA POIS AS PESSOAS QUE SE NÃO SÃO FORMADAS NÃO NOS RESPEITAM E MÃO ENTENDEM NADA DE LEIS@
    @ISSO É O QUE EU APRENDI@

    [Responder]

  42. EBERSON CLAUDIO DE LIMA JUNIOR

    @PARA OS ESTUDANTES PARABÉNS QUE ATENDAM A VOZ DE DEUS@

    [Responder]

  43. Ézio Marques

    Excelente Roberto, a comunicação é a base de tudo, principalmente em uma empresa, obrigado pelas dicas e um grande abraço.

    [Responder]

 Qual é a sua opinião?