23 novembro, 2008 e atualizado em 24 novembro, 2008.

Promoções: Ideias de promoção para ganhar dinheiro o ano todo

Inspiração para você fazer seu negócio crescer e aparecer em qualquer ocasião. Misture as ideias e crie a sua própria, original e adaptada ao seu empreendimento.

Exemplo de promoção da Nestle

As principais datas comemorativas pedem promoções de qualidade. Por isso voltei a receber em minha caixa de e-mails muitos pedidos para novas ideias. Os empreendedores estão com os dedos coçando para aproveitar bem e vender mais.

Como seu desejo é uma ordem, segue logo abaixo a nova leva de ideias de promoção catalogadas, para você misturar e criar a sua original. Os contatos que recebo são de empreendedores donos de padarias, farmácias, pequenas fábricas, restaurantes, lojas de roupas, etc…

É impossível responder a todos individualmente, portanto publico algumas selecionadas a dedo. Sugiro que você leia – Soluções criativas pela técnica de sobreposição de assuntos – se achar que o catálogo abaixo não serve para seu empreendimento. Toda ideia serve! ;)

Depende apenas da capacidade de mistura e interpretação de cada um.

Caso queira ler mais sobre promoções que outras empresas já fizeram, não deixe de visitar os artigos dos links abaixo. Eles são protegidos e basta assinar o blog para ter acesso integral e gratuito a estes e a todos os outros. Você não vai deixar a concorrência ler antes, vai?

» 1001 ideias de promoção para seu bel prazer
» 1001 ideias de promoção. Continuação de artigo

Acessórios para fazer novas vendas

Como continuar a ganhar dinheiro se poucos compram seu produto principal? A McDonnell Douglas, fabricante de aviões, sofria muito com isso, mas achou uma solução. Passou a reciclar seus aviões antigos. Agora, oferece a quem comprou seus aviões há 15 ou 20 anos kits que incluem aparelhos para reduzir ruídos de motores, peças que aumentam a potência, novos equipamentos para a cabine dos pilotos, etc… A indústria da informática foi outra que percebeu logo a importância dos acessórios.

Facilitando as coisas por telefone

Pensando em facilitar cada vez mais a vida dos seus clientes, bancos americanos estão oferecendo a possibilidade de compra de ações por telefone, sem a intermediação de corretoras. É mais um serviço que encanta e diferencia.

Porta-cartão ou pasta de executivo?

A Empresa Miniature Specialty Products, dos Estados Unidos, desenvolveu um porta-cartões em formato de pasta de executivo. As maletinhas são pouco maiores que o cartão de visita, mas abrem e fecham como uma maleta de verdade, funcionando muito bem como presente ou brinde.

Um selo para Franca por favor

A cidade de Franca já era famosa por suas indústrias de calçados, mas agora resolveu lucrar mais com isso. O Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca criou um selo para ser colocado em cada sapato, com a inscrição: “É melhor. É de Franca.” . O selo gera ótima propaganda, tanto para a cidade quanto para os participantes.

Abastecendo o carro com melancia

O comerciante Fernando Campos Filho, de Sorocaba, resolveu distribuir melancias para os fregueses de seus dois postos de combustíveis. Só tem direito quem abastecer com um mínimo de 15 litros. Com essa medida simples e barata, as vendas aumentaram em 20%.

Posto de serviço ou posto de gasolina

Na onda dos parques temáticos, o empresário Gugu Liberato investiu num posto de gasolina que certamente é o sonho de qualquer caminhoneiro. Ali, ele pode contar com serviços que oferecem tudo de que o caminhoneiro precisa. Que tal criar um guinche ou posto com serviços que atendem seus clientes em potencial.

Um prêmio digno de agente secreto

A marca de relógios Omega sorteou, para os visitantes de seu site, o relógio usado por Pierce Brosmann em 007 – O Amanhã Nunca Morre. O mesmo pode ser feito com guitarras autografadas, camisetas usadas por famosos, etc… A imaginação é o limite!

Site bom ganha um prêmio bom

A Mantel Media teve uma grande idéia: criou um prêmio para as melhores home-pages nacionais. Com isso, ela atrai o público e ganha propaganda grátis, pois os vencedores vão exibir a logomarca do concurso com o link para a Mantel. Seu negócio já está na Internet?

Presente de natal é com Papai Noel

No Natal de 1994, vários “Papais-Noéis” de shoppings americanos, após ouvirem os pedidos e tirarem fotos com as crianças, deram a cada uma delas um pequeno pacote com amostra dos cereais General Mills. Em outras palavras, o que a General Mills fez foi patrocinar a figura mais importante daquela época do ano. Patrocine o Papai-Noel da sua cidade!

Para divertir, produto brinquedo

Como podemos observar, há dezenas de maneiras de se alavancar um produto. Vejamos um modelo europeu e um brasileiro.

  • Na Europa, um dos maiores sucessos dos últimos tempos em produtos alimentícios foi um iogurte destinado ao público infantil. Ele não tinha nada de mais no sabor, mas o que contava era a embalagem: cada uma era um bloco que se encaixava nos outros, mais ou menos como um tijolinho da Lego.
  • No Brasil, a Faber-Castell lançou a hidrográfica Prestocolor Lig, cujo formato da tampa permite a conexão das canetas umas às outras. Este design permite o uso simultâneo de várias cores, além de transformar o produto em um brinquedo.
Produtos amarrados vendem em dobro

Outra da Barq’s: após pesquisar e descobrir similaridades entre os mercados, essa Empresa de Nova Orleans, Estados Unidos, conseguiu promover dois produtos de uma vez só. Quem comprava uma caixinha do leite desnatado Barq’s era convidado a experimentar a cerveja sem álcool Barq’s, e vice-versa. Remetendo os cupons dos dois produtos, o cliente ganhava mais uma caixa de leite. Junto a isso, lançou um sorteio nos supermercados, no qual o vencedor ganhava uma vaca de verdade!

Promoções especiais para clientes especiais

A revista HSM Management fez uma promoção especial para os leitores que fizeram sua assinatura até o mês de maio. Os novos leitores receberam o vídeo de Peter Drucker: “Sua Eficiência como Executivo”, além de uma revista extra com os melhores textos publicados no primeiro ano da publicação. Procure boas parcerias em suas promoções.

Promoção estrela com celebridade

A tradicional liquidação da loja inglesa Harrold’s teve a presença da atriz Goldie Hawn. Ela foi uma atração a mais, pois os descontos chegaram a 50%. Que tal fazer o mesmo com um artista bom, que peça um valor com o qual você possa arcar? Ou, então, aproveite algum show de sua cidade e vá falar com o artista (por isso, é importante manter boas relações com os hotéis). Como os shows são à noite, ele poderá ter sua tarde livre. Leve-o para passar “meia horinha” na sua loja.

Promoção sem fim vende para sempre

Uma loja de móveis de São Paulo coloca, a cada duas semanas, um determinado produto em promoção, com 20% de desconto. Isso é feito há tanto tempo que se tornou uma “marca registrada” da Empresa. Desenvolva uma promoção eterna para sua empresa também.

Promoção pra povão vê e gostar

O jornal carioca O Dia atingiu o gosto popular durante um concurso. Respondendo a duas perguntas, o leitor concorria a 162 bilhetes de metrô, com dez viagens cada. Pense numa maneira de facilitar a vida do seu público alvo e mãos a obra.

Promoções relâmpago podem ecoar longe

Em uma conferência sobre fidelização de clientes, nos Estados Unidos, o consultor Larry Light alertou sobre o mau uso das promoções. Segundo ele, as promoções não criam um vínculo entre os consumidores e a marca, pois essas ações visam apenas objetivos imediatos. É hora de pensar em medidas a médio prazo.

Chiclete e rock and roll têm tudo a ver

Se você acha que, por seu produto custar pouco, não vale a pena investir numa promoção, cuidado! Você pode estar faturando muito menos do que poderia. A fábrica de doces LifeSavers, por exemplo, resolveu promover uma de suas marcas de goma de mascar fazendo uma espécie de mega-gincana voltada aos adolescentes. A promoção era simples: a escola de segundo grau ou clube inscrito que juntasse mais embalagens do chiclete ganharia um show com uma banda famosa de rock em sua cidade. Os resultados foram animadores: além de vender como nunca, o espaço destinado ao seu produto nos supermercados e outros pontos de venda aumentou em 20%.

Promoção barata não, de graça!

A mídia inglesa fez o maior estardalhaço quando soube que um comercial da Vodka Virgin, mostrando dois homens se beijando, estava sendo filmado para ir ao ar na MTV. Após páginas e páginas publicadas nos jornais e depois que todo mundo ter ficado por dentro da polêmica, o comercial não foi ao ar. Afinal, a mídia fez de graça toda a divulgação que a Virgin precisava e queria. O detalhe é que a Virgin planejara isso: em nenhum momento reservou um espaço sequer nos intervalos comerciais da MTV, pois sabia que os repórteres iriam fazer todo o trabalho.

Outra propaganda totalmente gratuita

Uma forma de ter sua marca vista por milhões de telespectadores, de graça: Oitocentos estudantes do curso de línguas Skill participaram da platéia do programa do Jô Soares. Devidamente uniformizados com camisetas do curso e em grupos de 50, foram 16 aparições que expuseram a rede a um total de 24 milhões de espectadores.

Propaganda íntima é no banheiro

Bares e restaurantes de Nova York fizeram sucesso utilizando uma nova forma de publicidade. Cartazes são colocados nos banheiros, na parede em frente aos mictórios, anunciando cerveja e jeans. Trata-se de um excelente ponto – afinal, por alguns segundos, esses anúncios têm consumidor cativo.

Promoção no ar, literalmente

A rede McDonald´s fez um acordo com a United Airlines para colocar no ar (literalmente) um canal de áudio chamado McDonald´s Magical Radio. As crianças que viajassem nos aviões da United poderiam ouvir músicas e jingles da lanchonete. Os pequenos passageiros também ganham um exemplar da revista do McDonald´s. Promoções parecidas podem ser feitas em ônibus e shoppings centers.

Propaganda para fazer você mesmo

A Consul lançou um catálogo em CD-ROM para ajudar seus revendedores a criar um anúncio. Nele, são encontradas fotos e descrições de todos os produtos. Assim, os encartes nos jornais de domingo trouxeram informações mais detalhadas e fotos diferentes, pelo menos da linha Consul.

Protegendo a tela o nariz e a saúde

A Bayer americana usou a criatividade no lançamento de um novo remédio nos EUA. Enviou a vários médicos um protetor de tela que, após ser instalado, exibia um campo florido, aparecendo lentamente na tela. Após a imagem estar completa, o aviso: “São bonitas, mas podem causar uma tremenda alergia. Receite o remédio tal, da Bayer”.

Protegendo a tela, promovendo a marca

O aumento de computadores nas empresas e nas casas de clientes gera muitas oportunidades de negócios para o que você vende. Pode-se, por exemplo, desenvolver um protetor de tela com propaganda da sua Empresa. Sempre que alguém deixar o computador parado por alguns minutos, verá sua mensagem. Procure fazer um protetor interessante e divertido, que estimule o cliente a instalá-lo no seu computador.

O fluxo da publicidade do futuro

Uma pesquisa da Association for Interactive Media junto a executivos nos Estados Unidos mostrou que:

  • 80% deles considera a publicidade on-line um meio importante nas campanhas;
  • 48% deles já anunciaram na rede.

Visite o Google Adwords e comece a utilizar agora mesmo as facilidades dessa modalidade de publicidade.

Produto de Itu para pensar grande

A São Vitor, para promover os seus queijos, pensou grande. Colocou em alguns pontos de venda o maior queijo fabricado no Brasil. O provolonão pesa 310 quilos, tem 2 metros de comprimento e 98 centímetros de diâmetro. Faça barulho com seu produto, construa um gigante!

Promoção barata e efetiva é no rádio

Segundo pesquisa feita pelo Projeto Inter-Meios e pela Price Waterhouse, o rádio ocupa uma posição de destaque entre as mídias – 64% dos entrevistados ouvem rádio todos os dias. E, graças à sua segmentação, há rádios com programação para todos os gostos. O consumidor consegue maior identificação com essa mídia, que alcança hoje, entre todas, o menor índice de rejeição. Ou seja, investir no velho e bom rádio é uma excelente alternativa.

Rapadura da China não provoca cáries

Os empresários de Goiânia, João Carlos Magalhães Meireles e Fernando Costa Meireles conseguiram um contrato com o governo da China para vender rapadura. Construíram uma fábrica no Ceará para produzir 1,2 milhão de barras, as quais passaram a fazer parte da merenda escolar das crianças chinesas. O produto brasileiro seduziu os chineses devido a uma característica única: é o único alimento produzido à base de açúcar que não provoca cáries, devido ao seu alto teor de flúor.


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 17 comentários

  1. Jorge Benedito Ribeiro

    Acho sensacional esta forma de abordagem/ensinamento, acordando-nos para as idéias simples e de grande efeito, oferecendo espontaneamente a sua experiencia como empreendedor, fato raro nos dias de hoje.
    Obrigado!

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  2. hey hongtchin chinossoe jamba

    estou muito grato pelas novidade

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  3. cleiton

    muito bom as dicas de vcs adorei!!!!

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  4. Idéias de promoção » OOW - Out Of Work

    [...] Por Roberto Machado em Marketing http://www.doceshop.com.br/blog/?p=505 [...]

  5. Bomber

    Muito bom o post, parabéns!!

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  6. Katia Matoso

    Muito boa as idéias..hoje esta tudo tão dificil que toda idéia tem que ser bem aproveitada,não podemos perder dicas boas…
    Gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  7. Rosana Rocha

    Sou estudante de publicidade e estou fazendo um projeto, o qual eu estava sem idéia para promoções diferentes,adorei as idéias e selecionei algumas para conversar com meu grupo,mas com certeza uma delas já está mais que decidido a implementação!!!
    Obrigada!!!

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  8. Cleyton Dyonne

    Ótimas dicas. Gostei muito. Parabens!!!!!!!!!!!

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  9. Douglas

    Apenas uma dica.

    CONHEÇA UM DAS FORMAS MAIS INTERESSANTES PARA SE GANHAR DINHEIRO ON LINE COM PARTICIPAÇÕES NOS LUCROS DIÁRIOS SEM INVESTIR NADA!!!!

    Saiba como funciona: http://sites.google.com/site/comoganhardinheiroemcas/

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  10. Carla

    Olá, minha família tem um depósito de Gás, e agora, Água também.
    Sou de Franca/SP e tem uma empresa que praticamente 60% dos habitantes compram de lá. Dizem que é diferente, gáz azul, mais seguro, mais confiável e blá blá blá. Essa empresa, nem precisa fazer promoções, propaganda e tal.
    Enfim, preciso de um ajuda para pensar no que podemos fazer para chamar mais atenção dos moradores daqui, que o Gás branco é a mesma coisa, que podemos dar brindes, promoções, panfletos, ok?
    Grata,
    Carla Diniz.

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  11. jane

    eu gostaria de vender roupas em minha casa para alguma loja ou fabrica para que eu possa ter uma renda !sera que vcs podem me ajudar ???eu quero vender roupas ,lingers….espero o contato

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  12. LUIZ ANDEROSN LOPES DOS SANTOS

    XEGA DE PERDE DINHEIRO….

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  13. suely galdino de souza

    oi eu quero ganhou dinheiro.

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  14. eduardo da silva

    eu quero ganhar dinheiro sorteio…boa sorte….

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  15. mauro vilhena

    Se você quer ganhar dinheiro de verdade na net é só se cadastrar na megarendas, esperimente por um mês.

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  16. Nilson

    Eu quero.!

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  17. Otoniel dos Santos Cardoso

    Bom, empreendí uma idéia que ainda não há no mercado. É fácil de fazer e vai vender muito.
    Gostaria de ajuda. Como eu faço?
    É um utensílio para banho. Não é creme ou nada parecido. É tipo esponja.
    Muito legal.

    Otoniel

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