5 outubro, 2011 e atualizado em 18 agosto, 2014.

Organograma: um insight para organizar sua pequena empresa

O organograma é uma ferramenta amada e odiada por muitos. Independente da opinão o organograma é indispensável, mesmo para pequenas empresas. Entenda o que é um organograma e aprenda a pensar o seu

Desenhar organograma

O que é um organograma? É o desenho gráfico ou o diagrama da anatomia da sua empresa em determinado momento. É através dessa ferramenta que o empresário define e comunica como a empresa está organizada, quais setores e cargos existem e principalmente, como se relacionam.

Basicamente ele diz onde quem faz o quê pra quem. :)

À primeira vista a função de um organograma, assim como sua construção podem parecer um tanto simples. No entanto, como diria Bernard:

A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio. George Bernard Shaw.

Desenhar o organograma de uma empresa requer uma profunda imersão filosófica sobre a missão do empreendimento. A empresa pode ser encarada como um organismo vivo e como tal tem sua constituição orgânica definida pelo que se propõe a fazer (ou vice-versa ;)).

A questão é que todo organismo conta com uma característica evolutiva de tentativa e erro e nós pequenos empresários não temos muitos recursos para errar. Daí a necessidade de pensar no real propósito do seu empreendimento e tentar organizá-lo desde o início.

O jeito de fazer que ninguém pensou

O desafio de fazer um organograma é conseguir desvincilhar-se da aparente padronização que envolve a ferramenta. Afinal, todas as empresas tem mais ou menos os mesmos setores, os mesmos cargos e o próprio organograma o obriga a pensar dentro da caixa, não é mesmo?

Não necessariamente.

Todo empreendedor bem sucedido sabe que o sucesso depende da capacidade de perceber o que não existe. O valor que falta em determinado serviço ou produto e então criá-lo. Copiar alguém ou manter-se dentro do padrão é simplesmente criar mais do que já existe.

É assim que um produto ou serviço vira commodity e você também.

Os variados tipos de organograma

Na tentativa de inovar, de fazer melhor e diferente é que foram surgindo modelos de organogramas dos mais variados, cada um tem seu pró e contra. Mas lembre-se que tem até cobra que “voa” de árvore em árvore e o que seria um contra – não ter asas no organismo – não a impediu de ser uma espécie que evoluiu com sucesso, segundo seu propósito.

Para dar asas as nossas empresas podemos usar: organograma clássico, organograma funcional, organograma territorial, organograma radial, organograma por produtos e serviços, organograma por clientes, por processos, por projetos, organograma matricial e organograma misto (devo ter esquecido algum).

Han, o que era simples começou a enrolar né? O pior é que esse negócio de simplesmente pensar fora do quadrado, não existe. Na verdade nós temos que transbordar o quadrado, ou seja, pesquisar, estudar e entender todas as opções já testadas por outros, para daí sim tentar cuspir alguma coisa realmente nova.

O outro jeito de fazer isso é praticando, ganhando experiência, errando e tentando novamente, mas acredite, dedicar algumas horas para pesquisar e pensar vai lhe economizar algumas dezenas ou centenas de milhares de reais além de um brutal desgaste físico.

A micro e pequena empresa precisa disso?

Mesmo que você e sua mulher toquem a empresa sozinhos é saudável pensar no organograma. Você deve departamentalizar o empreendimento mesmo que só você desempenhe todas as funções. Criar os departamentos da empresa é agrupar tarefas por tipo e ajuda o empreendedor solitário a criar uma rotina.

Pensar a empresa em departamentos ajuda o empreendedor a separar o que é realmente importante para alcançar seus objetivos e a delegar tarefas já com seus sistemas e métodos criados para uma eventual contratação. Criar o organograma da empresa logo no início é garantir que o crescimento do sucesso não se transforme num pesadelo.


Quem leu este artigo também visitou estes:



 9 comentários

  1. LUCIANO

    Gostaria q desse certo um ornograma na minha empresa, mas infelizmente por 02 vezes não deu certo. Tenho uma loja de EXTINTORES 03 funcionários na oficina meu pai c/ certa idade da uma mãozinha e uma gerente q faz de tudo ( até carregar o carro ) e eu fico nas vendas, alciliando no escritório. Dos três funcionários pintura, manuntenção dos extintores, entrega de moto de carro, receber, etc…. todos fazem de tudo. Posso está errado, mas é o q vem dando certo ao longo dos anos ( 13 ) .

    [Responder]

    Roberto Machado Resposta:

    Oi Luciano, se está dando certo, se sua pequena empresa está lucrando, pagando as contas e os impostos, gerando emprego, atendendo os clientes, etc… então meu amigo ninguém pode e dizer que você está fazendo errado. ;) Entenda que um organograma é apenas um retrato de como funciona sua empresa em um determinado momento. Quando uma empresa começa o empreendedor deve pensar o organograma com base em suas próprias conjecturas, mas nós sabemos que o dia a dia, a prática do negócio nem sempre funciona dentro da ideia do primeiro organograma que desenhamos, daí meu amigo se uma nova situação configurou-se e está funcionando o organograma tem a função de oficializar como está, mesmo que duas ou três pessoas desempenhem funções em partes distintas do organograma. Um abraço meu caro e mais sucesso pra você.

    [Responder]

  2. Marcelo

    Olá Roberto.
    Que belo artigo! Antes de tudo, parabéns pela sua forma de comunicar. É plenamente entendida.
    Estou graduando em ADM e meu TCC é sobre Gestão Por Processo na micro e pequena empresa. Gostaria que me desse algumas dicas de material, para começar a fazer. Vc teria alguma opiniao? Grato desde já!

    [Responder]

    Roberto Machado Resposta:

    Oi Marcelo, recomendo a leitura deste livro – http://bit.ly/vawR5h e a abordagem do tema sob o prisma da vantagem competitiva. Apenas uma sugestão. Ok? Um abraço meu caro.

    [Responder]

  3. Marcello M. Mariano

    Em nossa empresa a coisa funciona de maneira bem simples. Funcionários do baixo escalão se intregram e se comunicam diretamente com a alta administração e com a diretoria sem barreiras. É um modelo de organograma bem plano. Todos teem acesso à todos!

    [Responder]

  4. Gil

    Bom dia.

    Gostei demais dos slides e o conteúdo sobre organogramas e, gostaria muito de poder copiá-los,por favor libera uma cópia pra mim.
    Grato

    Gil Eanes
    [092] 9192-****

    [Responder]

  5. Antonio Costa da Silva

    Obrigado pelas informações. Estão sendo bastante útil para mim.

    [Responder]

  6. Lara

    Prezado, Quero montar uma empresa para vender seguro saude e preciso de como montar uma estratégia de vendas.

    [Responder]

  7. Zélia

    Boa noite,

    estou aqui devorando todos os artigos, buscando uma resposta pra solucionar um problema sério da empresa onde trabalho, encontrei só coisa boa que irá me auxiliar em vários aspectos. Pois, é certo que dentro de uma empresa há um elo muito importante.

    abraço e muito sucesso!!!

    [Responder]

 Qual é a sua opinião?